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Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói

dc.contributor.authorRocha, Ivo
dc.contributor.authorRibeiro, Filipa
dc.date.accessioned2021-10-19T08:06:44Z
dc.date.available2021-10-19T08:06:44Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractA Torre de Hanói é uma prova neuropsicológica, de funcionamento executivo, que fornece uma evidência clara da importância da criação de estruturas com objetivos e subobjetivos na resolução de problemas. Isto é, delinear mentalmente um trajeto entre o estado inicial e o final, permitindo antecipar eventos e as suas consequências, bem como monitorizar a proximidade ao objetivo final (Eysenck & Keane, 2007). Este trabalho tem como objetivo verificar o tempo e a capacidade de resolução da prova em dois cursos universitários distintos, Engenharia Eletrotécnica e Letras (Estudos Portugueses e Lusófonos). Parte -se do pressuposto de que o curso universitário influencia o modo como os alunos resolvem problemas, através da adaptação aos objetivos e matérias que são apreendidas durante a sua frequência. Colocou -se a hipótese de que os alunos do curso de engenharia resolveriam, em menos tempo e em menos jogadas, a prova, que os alunos de Letras. Os resultados corroboram a hipótese e demonstram assim maior capacidade de planeamento, utilização de pensamento estratégico, de resolução de problemas e flexibilidade cognitiva nos alunos de Engenharia Eletrotécnica.pt_PT
dc.description.abstractThe Tower of Hanoi is a neuropsychological test of executive functioning, which provides clear evidence of the importance of creating structures with goals and sub -goals in solving problems. That is, mentally draw a path between the initial and final state, allowing to anticipate events and their consequences, as well as monitoring the proximity to the ultimate goal (Eysenck & Keane, 2007). This study aims to determine the timing and ability to solve the test in two different university courses, Electrical Engineering, and Letters (Portuguese and Lusophone Studies). We depart from the assumption that the university influences how students solve problems by adapting to the goals and themes that are learned during their time. We placed the hypothesis that students of the engineering course would solve the test in less time and for less moves, that students of Literature. The results corroborate the hypothesis and thus demonstrate greater capacity planning, use of strategic thinking, problem solving and cognitive flexibility in Electrical Engineering students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cadernosdesaude.2012.2830pt_PT
dc.identifier.issn1647-0559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35607
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTorre de Hanóipt_PT
dc.subjectFuncionamento executivopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectTower of Hanoipt_PT
dc.subjectExecutive functioningpt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.titleRelação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanóipt_PT
dc.title.alternativeInfluence of University course on solving the Tower of Hanoi testpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.issue1-2pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Saúdept_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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