Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Leitores sortudos: uma prática diferenciadora de fluência leitora no 1.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
28917.pdf243.28 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

São estas (e tantas outras) as palavras que, após o estudo das primeiras letras do alfabeto, vamos ouvindo nas salas de aula e nos encontros, mais ou menos formais, que temos com as famílias dos alunos do 1.ºano de escolaridade. A fim de harmonizar este processo de interiorização de processos de descodificação fonológica, que conduzirão os alunos ao processo de mobilização de competências com vista à fluência leitora, promovendo aquisição de hábitos de leitura no quotidiano, tendo em conta o Plano Nacional de Leitura, concebemos, para o primeiro ano um pequeno livro de leituras que consiste na dinâmica “Leitores Sortudos”. Este recurso consiste na compilação de frases variadas, com incidência no fonema abordado semana a semana. Em cada semana, os alunos realizam a leitura, em família, de quatro frases variadas. Cada familiar ouve a leitura das frases e regista um comentário sobre a mesma. São registados cinco comentários referentes a cinco leituras diferentes. Após esta atividade, e ainda na mesma semana, os alunos fazem no seu livro de leituras a ilustração da frase que preferiram ler. No início da semana seguinte, o professor recolhe e analisa todos os livros de leitura, pedindo aleatoriamente alguns alunos para efetuarem a leitura de algumas das frases e atribuindo um carimbo àqueles que cumpriram, na íntegra, com a tarefa semanal. Este carimbo consiste na letra inicial de uma palavra ou expressão em inglês (W de “Well Done”, G de “Good Work”, F de “Fantastic, entre outros). Articulamos, assim, esta dinâmica com a vertente da promoção do bilinguismo, presente no projeto da instituição educativa na qual implementamos o projeto. Deste modo, apresentar-se-ão resultados preliminares desta dinâmica promotora da interação escola família (Viana et al., 2010; Viana e Borges, 2016) e, ao mesmo tempo, o modo como todos os agentes de desenvolvimento e formação do aluno se colocam ao serviço da aprendizagem da leitura e escrita. Por outro lado, destacaremos o modo como o projeto, “Leitores Sortudos”, reforça as competências no domínio da leitura e como todos os implicados cooperam entre si, respeitando o ritmo, as especificidades e, sobretudo, o estilo de aprendizagem de cada aluno que, dentro daquele que é o “seu tempo”, conseguirá, mais tarde ou mais cedo, ler fluentemente, dando resposta aos pressupostos da recente legislação relativa à educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).

Description

Keywords

Leitores Fluência leitora Processo de aprendizagem Escola-família

Citation

Almeida, B., Lopes, I., Ribeiro, P., Gonçalves, D. (2019). Leitores sortudos: uma prática diferenciadora de fluência leitora no 1.º ano de escolaridade. In Livro de Atas 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente. (pp.201-209). Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação

CC License