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Abstract(s)
Diariamente somos confrontados com uma crise ambiental de dimensão planetária. Sabemos
que as razões para tal crise são várias, mas também sabemos que o seu cerne remete invariavelmente para a acção humana, pois temos conhecimento das causas que a provocam e definitivamente temos de ser capazes de passar da teoria à prática, de modo a encontrar as melhores soluções. Trata-se, efectivamente, de um desafio ao nível da alteração dos padrões de comportamento,
que passa pela institucionalização de uma lógica de prudência. Se por um lado, a pressão da complexidade dos acontecimentos, a urgência e a vasta amplitude do problema ecológico nos leva a retrair perante a necessidade de mudança, por outro lado é necessário que o homem sinta esta necessidade de mudança como uma exigência de toda a humanidade. A evidência, a diversidade e a magnitude dos problemas ambientais obrigaram a uma reflexão
crescente que se traduziu também numa reflexão sobre os valores que temos vindo a atribuir ao ambiente e consequentemente à natureza. Com este trabalho pretendemos reflectir sobre a importância da educação para a percepção da crise ambiental e para a compreensão do novo paradigma da ciência pós-moderna, no qual se inscreve
um novo modo de agir que é essencial na procura de soluções para esta crise global.
Description
Keywords
Crise ambiental Educação Cidadania
Pedagogical Context
Citation
CONGRESSO AMBIENTE E SOCIEDADE, I, Odivelas, Portugal, 2-4 Abril, 2008
Publisher
Instituto Superior de Ciências Educativas
