Repository logo
 
Publication

Invisibilidade e reconhecimento: a construção da literacia moral em pedagogia social

dc.contributor.authorGonçalves, José Luís
dc.date.accessioned2021-10-14T13:39:28Z
dc.date.available2021-10-14T13:39:28Z
dc.date.issued2007-01-01
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos reflectir a noção de ‘invisibilidade social’, no contexto de uma teoria da intersubjectividade e inserida no acto comunicativo de reconhecimento. A invisibilidade relaciona-se com a estrutura do processo de reconhecimento, do ponto de vista de uma teoria da acção e de uma epistemologia. Esta abordagem não se centra numa análise sociológica do desmascaramento – pela visibilidade – do exercício de domínio e de poder sobre outrem, através do desnudamento comunicativo. Optamos antes por uma abordagem centrada numa epistemologia moral, que realce as formas de olhar com desprezo, indiferença ou eivadas de estereótipos ‘através de outrem’, sem levar em consideração a pessoa. Pretendemos retirar dos ferimentos morais infligidos aos ‘invisíveis’ os princípios morais das implicações normativas do conceito de reconhecimento preconizado por Axel Honneth.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cpedagogiasocial.2007.1916pt_PT
dc.identifier.issn1646-7280
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35552
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleInvisibilidade e reconhecimento: a construção da literacia moral em pedagogia socialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pedagogia Socialpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1916_Article_Text_4120_1_10_20191019.pdf
Size:
170.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format