Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.72 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente texto pretende ser um contributo na investigação educacional, em especial ao nível
das estratégias de formação de professores, focalizando-se em processos reflexivos que
decorrem da utilização de (e)portfolios no contexto da formação de professores.
Tendo em conta a experiência de estágio que acontece ao longo de um ano letivo no curso de
Mestrado em Educação Pré-Escolar, a metodologia formativa implementada no âmbito da
unidade curricular de Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar, durante o 1º semestre
do ano letivo de 2012/2013, privilegiou as situações reais do contexto educativo em que cada
estudante desenvolveu a sua intervenção pedagógica, que funcionaram como ponto de partida
para os processos reflexivos de natureza pessoal, académica e profissional.
A análise aos (e)portfolios elaborados permite descrever as vantagens da utilização desta
estratégia de formação quer do ponto de vista do docente, quer na perspetiva dos futuros
educadores de infância, salientando as inúmeras e diversas possibilidades de desenvolvimento
profissional (e pessoal), designadamente no que se refere à construção do conhecimento
didático no âmbito da Educação Matemática. A não definição prévia de uma estrutura rígida
subjacente ao (e)portfolio, viabilizou, como mostraremos, uma aprendizagem personalizada que
está patente não só na variedade das evidências incluídas, de acordo com um exercício reflexivo
que as sustenta, como também nos distintos formatos que foram apresentados.
Description
Keywords
(E)portfolio Desenvolvimento profissional de professores Conhecimento didático
Citation
Gonçalves, Daniela, Nogueira, Isabel Cláudia (2014). O (e)Portfolio no Desenvolvimento Profissional de Professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar. In Carvalho, Maria João de; Loureiro, Armando; Ferreira, Carlos Alberto (orgs.) Atas do XII Congresso da SPCE [Vila Real, Setembro 2014]. (1354-1361). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro