Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Conhecimentos e práticas sobre alimentação e nutrição infantil por parte das amas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203443047.pdf2.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Ama, pessoa simples de boa génese, foi, ao longo da história, responsável por assegurar cuidados básicos de crianças de boas famílias O Decreto-lei nº158/84 visou enquadrar legalmente esta profissão, elencando os requisitos, exigências e direitos de todos aqueles que, mediante um conjunto de características e a aprovação pelas entidades reguladoras desejasse fazer da sua casa o local de permanência de um grupo; igual ou inferior a quatro crianças, com idades compreendidas entre os quatro meses e os três anos. Em 2022, como forma de assegurar a gratuitidade das respostas sociais da infância, as refeições das crianças ao cuidado de Amas passou a ser da sua responsabilidade. Com uma legislação vaga e a obrigatoriedade de confecionarem as refeições, foi objetivo deste trabalho caracterizar atitudes, crenças, valores e práticas relativas à alimentação, perceber o grau de conhecimento, compreender os fatores associados às suas escolhas alimentares e, por fim, criar um documento técnico de apoio com orientações práticas promotoras de uma alimentação saudável. Para proceder à recolha de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, aplicada em onze Amas. A todas foi solicitada autorização para a gravação da entrevista. Posteriormente, foi transcrita a gravação e extraídas as informações relevantes. As entrevistadas, apresentaram as experiências diversificadas, o que poderá ser explicado pela regulamentação em vigor à data do seu início de atividade, ou pelo tipo de Ama. No que concerne às fontes de informação estas recorrem às educadoras e aos documentos das formações. A aquisição dos géneros s é feita, ao fim de semana e consideram os gostos das crianças, a qualidade e o preço como fatores a ter em conta na seleção. A confeção ocorre no início ou ao final do dia, no horário do almoço a refeição é aquecida ao fogão. Optam por fruta na merenda da manhã, o almoço incluí sopa e prato completo, asseguram a alternância entre carne e peixe, bem como a inclusão de uma refeição de ovo como fonte proteica. A merenda da tarde, varia, de acordo com os alimentos enviados pelos pais., foi possível perceber as rotinas das Amas, sendo percetível que estas profissionais se encontram desprovidas de orientações e legislação, estando a organização e planeamento de refeições dependente dos conhecimentos adquiridos com a experiência e a capacidade individual de pesquisa de informação. A organização de documentos para esta resposta e sua realidade irá permitir estruturar refeições mais facilmente assim como aumentar a sua literacia alimentar, tornando este agente educativo mais capaz de promover educação alimentar.
The Childminder, a simple person with good origins, was, throughout history, responsible for ensuring basic care for children from good families. Decree-Law No. 158/84 aimed to legally frame this profession, listing the requirements, demands and rights of all those who, through a set of characteristics and approval by regulatory entities, wish to make their home the place where a group stays; equal to or less than four children, aged between four months and three years. In 2022, as a way of ensuring that childhood social responses are free of charge, meals for children in a childminder' care became her responsibility. With vague legislation and the obligation to prepare meals, the objective of this work was to characterize attitudes, beliefs, values and practices related to food, understand the level of knowledge, understand the factors associated with their food choices and, finally, create a document support technician with practical guidance to promote healthy eating. To collect data, a semi-structured interview was used, applied to eleven Childminders. Everyone was asked for permission to record the interview. Subsequently, the recording was transcribed and relevant information was extracted. The interviewees presented diverse experiences, which could be explained by the regulations in force at the time they started their activity, or by the type of nanny. Regarding sources of information, they use educators and training documents. The acquisition of products is done at the weekend and considers children's tastes, quality and price as factors to take into account in the selection. Cooking takes place at the beginning or end of the day, at lunch time the meal is heated on the stove. They choose fruit for the morning snack, lunch includes soup and a full meal, alternating between meat and fish, as well as including an egg meal as a protein source. The afternoon snack varies, according to the food sent by the parents. It was possible to understand the routines of the Childminders, and it is clear that these professionals are devoid of guidelines and legislation, with the organization and planning of meals dependent on the knowledge acquired with individual experience and ability to search for information. Organizing documents for this response and its reality will allow you to structure meals more easily as well as increase your food literacy, making this educational agent more capable of promoting food education.

Description

Keywords

Ama Escolhas alimentares Planeamento de refeições Recomendações Childminder Food choices Meal planning Guidelines

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue