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Abstract(s)
Since 2019, there has been a surge of new low-cost challengers in the German market for self-directed online investors. This thesis seeks to understand what distinguishes these so-called neobrokers from incumbent brokerages and to estimate their likely impact on the German retail brokerage market. Therefore, the author conducted a qualitative analysis by researching existing literature and conducting six semi-structured interviews with experts from the retail brokerage industry. Findings show that neobrokers utilize disruptive business models. They omit or dramatically lower commissions to win new-market customers and over-served customers from incumbents. They do so by implementing lean and cost-efficient offerings while making revenues from payments for order flow. Neobrokers contribute to the overall growth of the market of self-directed investors. They also lead to a rising fragmentation and price competition in the retail brokerage market and likely impair incumbents’ future growth.
Furthermore, a consumer survey was conducted to analyze the demographics, investment behaviors, and preferences of neobroker clients and clients of incumbents. The results show a significant difference in willingness to pay for online brokerage services between neobroker clients and clients of incumbents. Also, neobroker clients tend to have significantly less investment experience and trade more frequently than incumbents’ clients. Finally, neobroker clients value conventional quality attributes of online brokers significantly less, substantiating the statement that they constitute new-market and over-served customers.
Desde 2019, tem havido um surto de novos concorrentes de baixo custo no mercado alemão para investidores individuais. Esta tese procura compreender o que distingue estes chamados “neobrokers” dos corretores já existentes e estimar o seu provável impacto no mercado alemão. O autor realizou uma análise qualitativa pesquisando a literatura existente e realizando seis entrevistas semi-estruturadas com peritos da indústria. Os resultados mostram que os neobrokers utilizam modelos de negócio disruptivos. Eles omitem ou reduzem drasticamente as comissões para conquistar novos clientes do mercado e clientes servidos em excesso dos operadores estabelecidos. Fazem-no através da implementação de ofertas de baixos-custos e, em simultâneo, geram receitas através de “payments for order flow”. Os neobrokers contribuem para o crescimento geral do mercado de investidores. Também contribuem para uma crescente fragmentação e concorrência de preços no mercado e provavelmente prejudicam o crescimento futuro dos operadores estabelecidos. Além disso, foi realizado um inquérito aos consumidores para analisar a demografia, os comportamentos de investimento e as preferências dos clientes neobroker e clientes dos operadores. Os resultados mostram uma diferença significativa na mentalidade de pagar entre ambos. Além disso, os clientes de neobroker tendem a ter significativamente menos experiência de investimento e com atividade menos frequente. Finalmente, os clientes neobroker valorizam significativamente menos os atributos de qualidade convencionais dos corretores online.
Desde 2019, tem havido um surto de novos concorrentes de baixo custo no mercado alemão para investidores individuais. Esta tese procura compreender o que distingue estes chamados “neobrokers” dos corretores já existentes e estimar o seu provável impacto no mercado alemão. O autor realizou uma análise qualitativa pesquisando a literatura existente e realizando seis entrevistas semi-estruturadas com peritos da indústria. Os resultados mostram que os neobrokers utilizam modelos de negócio disruptivos. Eles omitem ou reduzem drasticamente as comissões para conquistar novos clientes do mercado e clientes servidos em excesso dos operadores estabelecidos. Fazem-no através da implementação de ofertas de baixos-custos e, em simultâneo, geram receitas através de “payments for order flow”. Os neobrokers contribuem para o crescimento geral do mercado de investidores. Também contribuem para uma crescente fragmentação e concorrência de preços no mercado e provavelmente prejudicam o crescimento futuro dos operadores estabelecidos. Além disso, foi realizado um inquérito aos consumidores para analisar a demografia, os comportamentos de investimento e as preferências dos clientes neobroker e clientes dos operadores. Os resultados mostram uma diferença significativa na mentalidade de pagar entre ambos. Além disso, os clientes de neobroker tendem a ter significativamente menos experiência de investimento e com atividade menos frequente. Finalmente, os clientes neobroker valorizam significativamente menos os atributos de qualidade convencionais dos corretores online.
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Keywords
Disruptive innovation Business model innovation Retail brokerage industry Online brokers Self-directed investors FinTech Inovação perturbadora Inovação do modelo empresarial Indústria de corretagem de retalho Corretores online Investidores individuais