Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.75 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Hospital Branding has grown in the Portuguese healthcare market as a strategy to create a unified image to consumers, as well as executing common practices among hospitals to ensure a certain level of quality expected by patients.
This dissertation aimed to understand if Hospital Branding could be used as a differentiation strategy in a way that it could leverage the private hospitals’ performance in the Portuguese market. For this, tree research questions were developed by proposing that hospital branding provided private hospitals with better resource allocation skills, further tools to promote patient satisfaction and improved hospital positioning, when compared with unbranded hospitals. To analyze this, a 2-group sample was defined, with both branded and unbranded Portuguese private hospitals, and a set of hypotheses was created, supporting all research questions, and tested through association’s and differences’ tests. After analysis, not all hypotheses were accepted and, consequently, not all research questions were fully supported.
Evidence showed that hospital branding did provide private hospitals with a higher chance of offering more resources to patients, with a higher clinical excellence and safety than unbranded hospitals. Branded hospitals were expected to be more innovative regarding used technologies and more likely to present a transparent culture with patients.
A presença de Marcas Hospitalares tem crescido no sector da saúde portuguesa sob forma de estratégia, capaz de proporcionar uma imagem unificada aos pacientes e de implementar práticas comuns entre hospitais, de modo a assegurar um nível de qualidade esperado pelos pacientes. Esta dissertação teve como objetivo compreender se o uso de marcas hospitalares poderia servir como estratégia de diferenciação no sector da saúde portuguesa, de tal forma que o seu uso seria capaz de promover o desempenho dos hospitais privados. Para tal, um total de três perguntas foram desenvolvidas, no qual foi proposto que o uso de marcas facultava aos hospitais privados uma melhor gestão de recursos, mais instrumentos para satisfação do paciente e um melhor posicionamento no mercado, quando comparados com outros hospitais. A metodologia incluiu a definição de uma amostra, dividida em dois grupos, constituída por hospitais privados associados, e não associados, a marcas hospitalares. Um conjunto de hipóteses foram criadas e testadas utilizando testes de associação e de diferenças. Após análise, nem todas as hipóteses foram aceites. Consequentemente, algumas suposições não foram apoiadas. Este estudo mostrou que o uso de marcas hospitalares proporcionou aos hospitais uma maior possibilidade de oferecer mais recursos aos pacientes, dotados de excelência clínica e segurança, quando comparados com outros hospitais. O uso de marcas hospitalares tornou os hospitais mais recetivos ao uso de inovações tecnológicas e à prática de uma cultura mais transparente com os pacientes.
A presença de Marcas Hospitalares tem crescido no sector da saúde portuguesa sob forma de estratégia, capaz de proporcionar uma imagem unificada aos pacientes e de implementar práticas comuns entre hospitais, de modo a assegurar um nível de qualidade esperado pelos pacientes. Esta dissertação teve como objetivo compreender se o uso de marcas hospitalares poderia servir como estratégia de diferenciação no sector da saúde portuguesa, de tal forma que o seu uso seria capaz de promover o desempenho dos hospitais privados. Para tal, um total de três perguntas foram desenvolvidas, no qual foi proposto que o uso de marcas facultava aos hospitais privados uma melhor gestão de recursos, mais instrumentos para satisfação do paciente e um melhor posicionamento no mercado, quando comparados com outros hospitais. A metodologia incluiu a definição de uma amostra, dividida em dois grupos, constituída por hospitais privados associados, e não associados, a marcas hospitalares. Um conjunto de hipóteses foram criadas e testadas utilizando testes de associação e de diferenças. Após análise, nem todas as hipóteses foram aceites. Consequentemente, algumas suposições não foram apoiadas. Este estudo mostrou que o uso de marcas hospitalares proporcionou aos hospitais uma maior possibilidade de oferecer mais recursos aos pacientes, dotados de excelência clínica e segurança, quando comparados com outros hospitais. O uso de marcas hospitalares tornou os hospitais mais recetivos ao uso de inovações tecnológicas e à prática de uma cultura mais transparente com os pacientes.
Description
Keywords
Hospital branding Differentiation Resource allocation Patient satisfaction Hospital positioning Marca hospitalar Diferenciação Alocação de recursos Satisfação do paciente Posicionamento hospitalar