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Abstract(s)
The digitalisation of the media changed deeply the industry structure and, with the digital transition, newspapers turned to subscriptions and online advertising in search of new sources of revenue. The market was characterised by its high competitiveness and by a low willingness to pay for news, which was the main obstacle of the Portuguese mainstream newspaper PÚBLICO when converting readers into subscribers.
In this analysis, a misalignment between the newspaper’s strategy and its execution was identified. This kept it from taking advantage of its good market position and reaching profitability. PÚBLICO was trying to attract the broad market of readers who value quality journalism, while simultaneously creating content to niche markets about arts or luxury, what hampered it from transmitting clearly its value proposition. Therefore, the newspaper should invest on specialising its content, while separating its core business from the niche brands, so that they become independent and are better capable of serving the needs of each target group, increasing their willingness to subscribe.
This Dissertation includes a Literature Review of relevant topics for the Case analysis and a Teaching Note that evaluates the industry structure, as well as the resources and capabilities of the newspaper, offering a recommendation for PÚBLICO to adapt its business model to this new market reality.
A digitalização dos media alterou profundamente a estrutura da indústria e, com a transição digital, os jornais viraram-se para as subscrições e publicidade online buscando fontes de receita estáveis. O mercado caracterizava-se por uma elevada competitividade e por uma baixa propensão a pagar por notícias, que constituía o maior obstáculo do jornal generalista português PÚBLICO em converter leitores em assinantes. Nesta análise, identificou-se um desalinhamento entre a estratégia de diferenciação do jornal e a sua execução, que o impediam de capitalizar a sua boa posição no mercado e alcançar a rentabilidade. O PÚBLICO tentava atrair um mercado amplo de leitores que valorizam conteúdo de qualidade enquanto criava conteúdo para nichos sobre artes ou luxo, o que o impedia de transmitir de forma clara a sua proposição de valor. O jornal deverá, então, investir na especialização do seu conteúdo, enquanto separa o seu negócio central das suas marcas de nichos, para que estas ganhem independência e melhor sirvam as necessidades de cada grupo, aumentando a sua propensão a subscrever. Esta Dissertação inclui uma Revisão de Literatura sobre tópicos relevantes para a análise do Caso e uma Nota de Ensino que avalia rigorosamente a estrutura da indústria e os recursos e capacidades do jornal, e uma recomendação para que o PÚBLICO adapte o seu modelo de negócio a esta nova realidade.
A digitalização dos media alterou profundamente a estrutura da indústria e, com a transição digital, os jornais viraram-se para as subscrições e publicidade online buscando fontes de receita estáveis. O mercado caracterizava-se por uma elevada competitividade e por uma baixa propensão a pagar por notícias, que constituía o maior obstáculo do jornal generalista português PÚBLICO em converter leitores em assinantes. Nesta análise, identificou-se um desalinhamento entre a estratégia de diferenciação do jornal e a sua execução, que o impediam de capitalizar a sua boa posição no mercado e alcançar a rentabilidade. O PÚBLICO tentava atrair um mercado amplo de leitores que valorizam conteúdo de qualidade enquanto criava conteúdo para nichos sobre artes ou luxo, o que o impedia de transmitir de forma clara a sua proposição de valor. O jornal deverá, então, investir na especialização do seu conteúdo, enquanto separa o seu negócio central das suas marcas de nichos, para que estas ganhem independência e melhor sirvam as necessidades de cada grupo, aumentando a sua propensão a subscrever. Esta Dissertação inclui uma Revisão de Literatura sobre tópicos relevantes para a análise do Caso e uma Nota de Ensino que avalia rigorosamente a estrutura da indústria e os recursos e capacidades do jornal, e uma recomendação para que o PÚBLICO adapte o seu modelo de negócio a esta nova realidade.
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Keywords
Internet Digitalisation Disruption Business model News industry Social media Digitalização Disrupção Modelo de negócio Indústria de notícias Redes sociais
