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Advisor(s)
Abstract(s)
Background: Nursing students are exposed to stress during their nursing program, particularly during clinical practice. Identifying the coping strategies used during this period can help identify resources to mitigate the stress they face.Objective: To translate and validate the Coping Behavior Inventory (CBI) into European Portuguese. Methodology: Methodological study with a nonprobability sample of 113 students attending the four years of the nursing program. To assess the psychometric properties of the instrument, its validity was analyzed using the principal component analysis method and its internal consistency by calculat-ing Cronbach’s alpha coefficient. Results: Four common factors were extracted from the exploratory factor analysis, explaining 57.5% of the variance, with a Cronbach’s alpha value of 0.668 for the total scale. Conclusion: The European Portuguese version of the CBI has adequate psychometric characteristics and is a reliable tool for assessing the coping strategies used by nursing students.
Enquadramento: Os estudantes de enfermagem estão sujeitos a stress ao longo do curso de enfermagem sobretudo durante a prática clínica. O conhecimento das estratégias de coping utilizadas permite identificar recursos para mitigar o stress a que estes estão sujeitos. Objetivo: Traduzir e validar o instrumento Coping Behaviour Inventory para o idioma português europeu. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico onde foi utilizada uma amostra não probabilística de 113 estudantes dos 4 anos do curso de licenciatura em enfermagem. Para a aferição das propriedades psicométricas do instrumento foi determinada a validade de construto da escala pelo método de análise de componentes principais e a consistência interna pelo cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: Pela análise fatorial exploratória foram extraídos quatro fatores comuns que explicam 57,5% da variância retida sendo o valor alfa de Cronbach para a escala total de 0,668. Conclusão: O Inventário de comportamentos de coping apresenta características psicométricas adequadas no idioma português europeu, sendo um instrumento fiável na avaliação das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes de enfermagem.
Enquadramento: Os estudantes de enfermagem estão sujeitos a stress ao longo do curso de enfermagem sobretudo durante a prática clínica. O conhecimento das estratégias de coping utilizadas permite identificar recursos para mitigar o stress a que estes estão sujeitos. Objetivo: Traduzir e validar o instrumento Coping Behaviour Inventory para o idioma português europeu. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico onde foi utilizada uma amostra não probabilística de 113 estudantes dos 4 anos do curso de licenciatura em enfermagem. Para a aferição das propriedades psicométricas do instrumento foi determinada a validade de construto da escala pelo método de análise de componentes principais e a consistência interna pelo cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: Pela análise fatorial exploratória foram extraídos quatro fatores comuns que explicam 57,5% da variância retida sendo o valor alfa de Cronbach para a escala total de 0,668. Conclusão: O Inventário de comportamentos de coping apresenta características psicométricas adequadas no idioma português europeu, sendo um instrumento fiável na avaliação das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes de enfermagem.
Description
Keywords
Nursing Students Surveys and questionnaires Coping Enfermagem Estudantes Inquéritos e questionários