Repository logo
 
Publication

A marca Oliveira da Serra na novela Laços de Sangue: um caso de brand placement

dc.contributor.authorFerreira, Rita
dc.date.accessioned2022-09-02T08:53:47Z
dc.date.available2022-09-02T08:53:47Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO Brand Placement na ficção audiovisual apresenta-se, para as marcas, como uma alternativa à publicidade clássica e linear sujeita à saturação publicitária e à fragmentação da audiência, utilizando estruturas de construção de significado cada vez mais complexas. O presente estudo analisa o Brand Placement da marca “Oliveira da Serra" na novela “Laços de Sangue”, em 43 episódios. Na primeira parte, define-se as perguntas de partida, os objetivos da investigação e a metodologia utilizada. De seguida, apresenta-se o enquadramento teórico sobre Telenovela, Marketainment e Brand Placement. Na segunda parte, apresenta-se a análise empírica, onde se descreve os tipos de Placement identificados na novela - Anúncio Publicitário, Separador “Alentejo”, Inserções sem produto e Inserções com produto - e as relações estabelecidas entre eles; as variáveis de Troup (1991) utilizadas na análise de 12 inserções, 6 com produto e 6 sem produto, escolhidas aleatoriamente; e as conclusões. Finalmente, apresenta-se a análise efetuada a cada inserção, os quadros de quantificação e relação, as fichas de personagens e cenários.pt_PT
dc.description.abstractBrand Placement in audiovisual fiction presents itself, for brands, as an alternative to the classical linear advertising, subject to saturation and audience fragmentation, using structures of meaning-making increasingly complex. This study analyzes the Brand Placement brand "Oliveira da Serra" in the soap opera "Laços de Sangue", in 43 episodes. The first part sets up the research questions, research objectives and methodology. Subsequently, presents the theoretical framework for Soap Opera, Marketainment and Brand Placement. The second part presents the empirical analysis, which describes the four types of placement identified in the soap opera - Advertisement, Tab "Alentejo" placement with no product and with product - and the relations between them; Troup (1991) variables used in the analysis of 12 inserts, 6 with product and 6 with no product, chosen randomly; and the conclusions. Finally, the examination of each insertion, quantification and relation boards and the character and scenario boards.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1645-0248
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38676
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTelenovelapt_PT
dc.subjectBrand placementpt_PT
dc.subjectProduct placementpt_PT
dc.subjectMarketainementpt_PT
dc.subjectSoap operapt_PT
dc.subjectBrand placementpt_PT
dc.subjectProduct placementpt_PT
dc.subjectMarketainementpt_PT
dc.titleA marca Oliveira da Serra na novela Laços de Sangue: um caso de brand placementpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage53pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Comunicação e Marketingpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
12313.pdf
Size:
761.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: