Repository logo
 
Publication

Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação

dc.contributor.authorCastro, Helena de Fátima Gonçalves de
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2014-01-08T16:05:08Z
dc.date.available2014-01-08T16:05:08Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA finalidade do presente artigo é divulgar os principais resultados do estudo multicaso intitulado “Avaliação de escolas: entre o ritual de legitimação e o gerenciamento de impressões”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. A investigação teve como objetivo identificar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em vista a melhoria das mesmas. Foram escolhidas três escolas bastante diferentes, não obstante a sua proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação apontam que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se enquadram no plano formal do funcionamento organizacional, dando expressão a objetivos que não se referem, em primeiro lugar, à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Quer a avaliação externa, quer a autoavaliação ocorridas nestas escolas foram interpretadas e vividas pelos atores institucionais entrevistados como oportunidades de gerenciamento da imagem da escola face às pressões internas e externas de que as escolas são continuamente alvo.por
dc.description.abstractThe purpose of this article is to convey the main results of the multi case study entitled “Evaluation of schools: from the ritual of legitimacy and impression management”, developed under the PhD in Educational Sciences from the Catholic University. The research aimed to identify the impacts of the external evaluation and self-evaluation of schools in order to improve them. Were chosen three very different schools despite their geographical proximity, particularly with regard to the existence of self-assessment teams and the experience of self-assessment and self-regulation. Research results indicate that the impacts produced by the external evaluation and self-evaluation by fall in formal organizational functioning, giving expression to goals that do not refer, first, to the improvement of schools, but the need to legitimize the status quo. Whether external evaluation or self-assessment occurred in these schools were interpreted and experienced by institutional actors interviewed as opportunities for image management school in the face of internal and external pressures that schools are continually target.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationCASTRO, Helena de Fátima Gonçalves; Matias Alves, José - Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 49-82por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2013.3389
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13510
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAvaliação de escolaspor
dc.subjectRespostas estratégicaspor
dc.subjectHipocrisiapor
dc.subjectIsomorfismopor
dc.subjectEntropiapor
dc.subjectInérciapor
dc.subjectEncenaçãopor
dc.subjectRitualpor
dc.subjectImagempor
dc.subjectSchool assessment
dc.subjectStrategic responses
dc.subjectHypocrisy
dc.subjectIsomorphism
dc.subjectEntropy
dc.subjectInertia
dc.subjectStaging
dc.subjectRitual
dc.subjectImage
dc.titleAvaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimaçãopor
dc.title.alternativeAssessment of the schools: image management for legitimation
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage82
oaire.citation.issue13
oaire.citation.startPage49
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3 helena castro.pdf
Size:
304.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: