Publication
Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
dc.contributor.author | Castro, Helena de Fátima Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
dc.date.accessioned | 2014-01-08T16:05:08Z | |
dc.date.available | 2014-01-08T16:05:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A finalidade do presente artigo é divulgar os principais resultados do estudo multicaso intitulado “Avaliação de escolas: entre o ritual de legitimação e o gerenciamento de impressões”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. A investigação teve como objetivo identificar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em vista a melhoria das mesmas. Foram escolhidas três escolas bastante diferentes, não obstante a sua proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação apontam que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se enquadram no plano formal do funcionamento organizacional, dando expressão a objetivos que não se referem, em primeiro lugar, à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Quer a avaliação externa, quer a autoavaliação ocorridas nestas escolas foram interpretadas e vividas pelos atores institucionais entrevistados como oportunidades de gerenciamento da imagem da escola face às pressões internas e externas de que as escolas são continuamente alvo. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to convey the main results of the multi case study entitled “Evaluation of schools: from the ritual of legitimacy and impression management”, developed under the PhD in Educational Sciences from the Catholic University. The research aimed to identify the impacts of the external evaluation and self-evaluation of schools in order to improve them. Were chosen three very different schools despite their geographical proximity, particularly with regard to the existence of self-assessment teams and the experience of self-assessment and self-regulation. Research results indicate that the impacts produced by the external evaluation and self-evaluation by fall in formal organizational functioning, giving expression to goals that do not refer, first, to the improvement of schools, but the need to legitimize the status quo. Whether external evaluation or self-assessment occurred in these schools were interpreted and experienced by institutional actors interviewed as opportunities for image management school in the face of internal and external pressures that schools are continually target. | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Helena de Fátima Gonçalves; Matias Alves, José - Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 49-82 | por |
dc.identifier.doi | 10.34632/investigacaoeducacional.2013.3389 | |
dc.identifier.eissn | 2182-4614 | |
dc.identifier.issn | 1645-4006 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/13510 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Avaliação de escolas | por |
dc.subject | Respostas estratégicas | por |
dc.subject | Hipocrisia | por |
dc.subject | Isomorfismo | por |
dc.subject | Entropia | por |
dc.subject | Inércia | por |
dc.subject | Encenação | por |
dc.subject | Ritual | por |
dc.subject | Imagem | por |
dc.subject | School assessment | |
dc.subject | Strategic responses | |
dc.subject | Hypocrisy | |
dc.subject | Isomorphism | |
dc.subject | Entropy | |
dc.subject | Inertia | |
dc.subject | Staging | |
dc.subject | Ritual | |
dc.subject | Image | |
dc.title | Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação | por |
dc.title.alternative | Assessment of the schools: image management for legitimation | |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 82 | |
oaire.citation.issue | 13 | |
oaire.citation.startPage | 49 | |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Investigação Educacional | |
person.familyName | Ferreira Matias Alves | |
person.givenName | José Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 1F1F-62AA-D000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9490-9957 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b |