Repository logo
 
Publication

Atitudes dos pares sobre a inclusão: contributos da adaptação de um instrumento

dc.contributor.authorDias, Paulo
dc.contributor.authorSousa, Juliana
dc.contributor.authorGonçalves, Manuela
dc.contributor.authorFlores, Pedro
dc.contributor.authorPérez, Julian Diáz
dc.date.accessioned2021-06-09T15:53:51Z
dc.date.available2021-06-09T15:53:51Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractPara uma plena inclusão educativa, são centrais as interações entre todos os alunos. Apesar da importância das suas atitudes e comportamentos, os pares são um dos grupos menos estudados. Em dois estudos, procuramos uma estrutura com boa validade e fidelidade da escala Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps junto de estudantes Portugueses para, posteriormente, analisar as atitudes das crianças e adolescentes em relação à inclusão. A partir de análises factoriais exploratórias e confirmatórias, foi encontrada uma solução mais curta, mantendo uma estrutura multidimensional com boa validade e fidelidade. Com o instrumento, foi possível encontrar diferenças entre rapazes e raparigas e uma relação entre idade e a dimensão cognitiva. Ainda, o contacto com pares com NEE aparece como factor determinante nas atitudes, seja entre os alunos com familiares, com amigos ou com colegas com NEE pela primeira vez na turma Os resultados e suas implicações são discutidos.pt_PT
dc.description.abstractContributions of an instrument adaptation: For a full educational inclusion it is necessary the interaction among all students. Despite the importance of the attitudes and behaviours, peers are one of the least studied. In two studies we search for a structure with good validity and reliability of the Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps scale toward Portuguese students to, afterwards, analyse children and adolescents of the attitudes regarding inclusion. From exploratory and confirmatory factor analysis, a shorter solution was found, keeping a multidimensional structure with good validity and reliability. With the instrument, it was possible to find differences between boys and girls and a relationship between age and cognitive dimension. Yet, contact with SEN peers appears as a determining factor in the attitudes, either among students with SEN family, SEN friends or SEN colleagues for the first time in the class. The results and their implications are discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17575/rpsicol.v30i2.1099pt_PT
dc.identifier.eid85023179317
dc.identifier.issn0874-2049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33558
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectParespt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectPeerspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleAtitudes dos pares sobre a inclusão: contributos da adaptação de um instrumentopt_PT
dc.title.alternativePeer attitudes toward inclusion: contributions of an instrument adaptationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titlePSICOLOGIApt_PT
oaire.citation.volume30pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
v30n2a08.pdf
Size:
771.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format