| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The current decade is defined by the presence of multiple concurrent crises, especially driven by ecological and social and societal issues. In this context, the notion of sustainability has gained huge importance. The private sector plays a crucial role in catalyzing the sustainable transformation of the economy. However, companies do not only have the responsibility to drive this change but can profit from opportunities through the sustainable transformation. Therefore, it is perative for companies to succesfully implement sustainability into their corporate strategy, displaying a huge challenge for many companies. In 2020, the BMW roup initiated the design of a new corporate strategy, seeking to make sustainability the core of its future strategic direction. This paper focuses on a case study that tells the story of how BMW created and operationalized this new strategy with sustainability at its core. The case study illuminates a successful approach to integrating sustainability, serving as a blueprint for both the academic and the business world on making sustainability core of corporate strategy. It offers an opportunity to analyze business cases through sustainability at the BMW Group. Furthermore, the SDG Compass +, a theoretical framework on strategic SDG integration, is applied to understand and investigate BMW’s approach. The case further illustrates the challenges faced by subsidiaries of multinational enterprises when adapting the group strategy in local markets, using the example of BMW Portugal and highlighting that there is a significant need for adaptation to local circumstances.
A atual década é marcada pela presença de múltiplas crises simultâneas, especialmente motivadas por questões ecológicas, sociais e societais. Neste contexto, a sustentabilidade adquiriu uma enorme importância. O setor privado desempenha um papel crucial na catalisação da transformação sustentável da economia. No entanto, as empresas não só têm a responsabilidade de impulsionar esta mudança, como também podem beneficiar de oportunidades decorrentes da transformação sustentável. Por conseguinte, é imperativo que as empresas implementem com êxito a sustentabilidade na sua estratégia empresarial, o que constitui um enorme desafio para muitas empresas. Em 2020, o BMW Group iniciou o desenvolvimento de uma nova estratégia empresarial, procurando fazer da sustentabilidade o núcleo da sua futura orientação estratégica. Este artigo centra-se num estudo de caso que conta a história de como a BMW criou e operacionalizou esta nova estratégia, colocando a sustentabilidade no seu centro. O estudo de caso ilustra uma abordagem bem-sucedida à integração da sustentabilidade, servindo de modelo para o mundo académico e empresarial no que diz respeito à integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. Oferece uma oportunidade para analisar casos de negócios com sustentabilidade no BMW Group. Além disso, é aplicado o SDG Compass+, um quadro teórico sobre a integração estratégica dos ODS, para compreender e investigar a abordagem da BMW. O estudo de caso ilustra ainda os desafios enfrentados pelas subsidiárias de empresas multinacionais ao adaptarem a estratégia do grupo nos mercados locais, com o exemplo da BMW Portugal, destacando a necessidade significativa de adaptação às circunstâncias locais.
A atual década é marcada pela presença de múltiplas crises simultâneas, especialmente motivadas por questões ecológicas, sociais e societais. Neste contexto, a sustentabilidade adquiriu uma enorme importância. O setor privado desempenha um papel crucial na catalisação da transformação sustentável da economia. No entanto, as empresas não só têm a responsabilidade de impulsionar esta mudança, como também podem beneficiar de oportunidades decorrentes da transformação sustentável. Por conseguinte, é imperativo que as empresas implementem com êxito a sustentabilidade na sua estratégia empresarial, o que constitui um enorme desafio para muitas empresas. Em 2020, o BMW Group iniciou o desenvolvimento de uma nova estratégia empresarial, procurando fazer da sustentabilidade o núcleo da sua futura orientação estratégica. Este artigo centra-se num estudo de caso que conta a história de como a BMW criou e operacionalizou esta nova estratégia, colocando a sustentabilidade no seu centro. O estudo de caso ilustra uma abordagem bem-sucedida à integração da sustentabilidade, servindo de modelo para o mundo académico e empresarial no que diz respeito à integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. Oferece uma oportunidade para analisar casos de negócios com sustentabilidade no BMW Group. Além disso, é aplicado o SDG Compass+, um quadro teórico sobre a integração estratégica dos ODS, para compreender e investigar a abordagem da BMW. O estudo de caso ilustra ainda os desafios enfrentados pelas subsidiárias de empresas multinacionais ao adaptarem a estratégia do grupo nos mercados locais, com o exemplo da BMW Portugal, destacando a necessidade significativa de adaptação às circunstâncias locais.
Description
Keywords
Automotive industry Business cases for action Estratégia Indústria automóvel Objectivos de desenvolvimento sustentável SDG compass + Strategy Sustainability Sustainable development goals Sustentabilidade
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
