Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório apresenta um projeto de investigação comparativo sobre a utilização de tecnologias digitais com ecrã táctil por crianças até 3 anos, incidindo no estudo das práticas e percepções de pais e de educadores de infância. Para este efeito, reproduzimos em Portugal um estudo realizado na Noruega que inclui duas fases de recolha de dados: a primeira é quantitativa e consiste num inquérito online a pais de crianças até 3 anos; a segunda é qualitativa e inclui entrevistas a Diretores de instituições educativas (públicas e privadas) que incluem berçário e creche e entrevistas a educadores de infância que trabalham em creche. A realização deste projeto de investigação é um primeiro passo para promover a colaboração entre a Noruega e Portugal no âmbito da educação de infância, sendo a Noruega um país de referência em abordagens pedagógicas construtivistas e holísticas. Assim, um dos outputs deste projeto é a criação de workshops para educadores de infância que transmitem o benchmarking realizado. Outro resultado alcançado foi a criação de redes de investigação sólidas que originem projetos colaborativos futuros.
Description
Keywords
Crianças 0-3 Tecnologias digitais Creche Educação de infância Educadores de infância Práticas em sala de atividades Perceções dos pais