Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Espaços abertos como um mundo de oportunidades

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Atas_IIISIE_2019_FINAL-11-28.pdf127.26 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A educação pré-escolar corresponde a um período de excelência para aquisição de atitudes e valores, de comportamentos e aprendizagens significativas para o percurso e futuro de cada criança. O presente trabalho, realizado no âmbito da Pós-graduação de Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, tem como objetivo contribuir para a melhoria das práticas educativas através da apresentação de uma estratégia de inovação, dirigida a este grupo educativo. Como educadora de infância tenho vivido inúmeras experiências e, por vezes, verifico uma resistência por parte de colegas em utilizar a natureza e espaços abertos como recurso e estratégia educativa. Com a apresentação deste trabalho, dá-se resposta à questão que se levanta relativamente à resistência da utilização dos espaços abertos por parte dos educadores. Tendo como ponto de partida a ação de um grupo do ensino pré-escolar pretende-se compreender como é organizado o processo de ensino-aprendizagem com enfoque nas ações e atividades organizadas em contexto aberto e a partir do mesmo; perceber com que frequência o espaço exterior à sala de aula é utilizado (ou não) como recurso, estratégia e elemento promotor do desenvolvimento de cada criança. Perante a situação observada e caraterizada, bem como da revisão de literatura efetuada e orientações curriculares para a educação pré-escolar, é apresentado um projeto de intervenção/inovação desde a sua conceção, implementação, monitorização e avaliação. Este pretende criar um mundo de oportunidades para os educadores, crianças e todos os 12 elementos da comunidade educativa envolvidos no processo do ensino-aprendizagem e construção de um futuro sustentável através da educação.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Aprendizagem Ambiente educativo Inovação

Pedagogical Context

Citation

Costa, V.A. (2019). Espaços abertos como um mundo de oportunidades. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. B., J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 11-28). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano

CC License