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Advisor(s)
Abstract(s)
To the best of our knowledge, the existent studies in Portugal about makeup never focused on
the benefits that women can extract from its usage. Moreover, the penetration of this category
is much lower than the European average and has then room for growth. Therefore, the aim of
the present thesis is to characterize the usage of makeup among Portuguese women, as well as
to explore what are the relationship between the usage of makeup and different possible
psychosocial benefits.
To investigate this topic, first a literature review was done in order to understand what were
the benefits that one could have from using makeup. The result was a set of five benefits: selfesteem,
self-perceived attractiveness, social confidence, social interactions, and satisfaction
with life. Based on the frequency of use and quantity of use, three segments of makeup users
were created and the statistical analyses were performed. Makeup usage was found to
positively impact four out of the five psychological dimensions. The higher the usage, in
terms of quantity and frequency, the higher the levels of one’s self-esteem, self-perceived
physical attractiveness, social confidence as well as social interactions.
Regardless of the limitations and necessary future researches, the present thesis gives a
primary contribution with regard the benefits that the usage of makeup can have on women’s
lives. These insights enable beauty brands to better understand their consumers and the
differences in usage among different segments, as well as the benefits that each one can
extract.
Os estudos realizados em Portugal sobre maquilhagem não focam os benefícios que as mulheres podem retirar da sua utilização. Simultaneamente, a penetração desta categoria em Portugal é inferior à média Europeia, havendo, desta forma, espaço para crescimento. Assim, o objetivo do presente estudo é caracterizar o uso de maquilhagem entre as mulheres portuguesas, bem como explorar a relação entre o uso de maquilhagem e os possíveis benefícios psicossociais que daí possam advir. Para estudar este tópico, em primeiro lugar foi desenvolvida uma revisão da literatura, com o objetivo de compreender quais os benefícios que uma mulher pode retirar do uso de maquilhagem. O resultado foi um conjunto de cinco benefícios: autoestima, perceção pessoal de atratividade, confiança social, interações sociais e de satisfação com a vida. Com base na frequência e quantidade de maquilhagem utilizada, foram criados três segmentos e as análises estatísticas foram realizadas. Foi verificado que a utilização de maquilhagem influencia positivamente quatro dos cinco possíveis benefícios psicossociais. Quanto maior o uso, em termos de quantidade e frequência, maiores os níveis de autoestima, perceção pessoal de atratividade, confiança social, bem como o nível de interações sociais. Independentemente das limitações e de necessários estudos futuros, a presente tese dá uma contribuição primária, relativamente aos benefícios que o uso de maquilhagem pode ter na vida das mulheres. Estes insights permitem às marcas de beleza uma melhor compreensão das suas consumidoras e as diferenças no uso entre os diferentes segmentos, assim como os benefícios que cada um pode extrair do seu uso.
Os estudos realizados em Portugal sobre maquilhagem não focam os benefícios que as mulheres podem retirar da sua utilização. Simultaneamente, a penetração desta categoria em Portugal é inferior à média Europeia, havendo, desta forma, espaço para crescimento. Assim, o objetivo do presente estudo é caracterizar o uso de maquilhagem entre as mulheres portuguesas, bem como explorar a relação entre o uso de maquilhagem e os possíveis benefícios psicossociais que daí possam advir. Para estudar este tópico, em primeiro lugar foi desenvolvida uma revisão da literatura, com o objetivo de compreender quais os benefícios que uma mulher pode retirar do uso de maquilhagem. O resultado foi um conjunto de cinco benefícios: autoestima, perceção pessoal de atratividade, confiança social, interações sociais e de satisfação com a vida. Com base na frequência e quantidade de maquilhagem utilizada, foram criados três segmentos e as análises estatísticas foram realizadas. Foi verificado que a utilização de maquilhagem influencia positivamente quatro dos cinco possíveis benefícios psicossociais. Quanto maior o uso, em termos de quantidade e frequência, maiores os níveis de autoestima, perceção pessoal de atratividade, confiança social, bem como o nível de interações sociais. Independentemente das limitações e de necessários estudos futuros, a presente tese dá uma contribuição primária, relativamente aos benefícios que o uso de maquilhagem pode ter na vida das mulheres. Estes insights permitem às marcas de beleza uma melhor compreensão das suas consumidoras e as diferenças no uso entre os diferentes segmentos, assim como os benefícios que cada um pode extrair do seu uso.