Repository logo
 
Publication

A avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores escolares: um estudo empírico

dc.contributor.authorGonçalves, Maria Helena
dc.contributor.authorMelão, Nuno Filipe
dc.date.accessioned2017-10-09T15:44:55Z
dc.date.available2017-10-09T15:44:55Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA avaliação de desempenho docente é, na atualidade, amplamente encarada como uma estratégia que promove a eficácia dos sistemas de ensino. No entanto, a implementação de modelos avaliativos que visam conciliar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria e qualidade das aprendizagens dos alunos tem gerado debate em torno dos propósitos e dispositivos legais da avaliação de desempenho. Neste contexto, importa conhecer a perspetiva dos diretores de escolas relativamente à avaliação de desempenho, já que sobre eles recai uma responsabilidade especial no processo. O objetivo deste estudo é o de compreender as perceções dos diretores de escolas sobre a avaliação de desempenho docente bem como o modelo de avaliação implementado pelo D.R. n.º 2/2010. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se em entrevistas semiestruturadas com doze diretores de escolas. Conclui-se que os diretores reconhecem a importância da avaliação de desempenho e têm expectativas positivas acerca dos seus efeitos. Contudo, na sua perspetiva, o modelo de avaliação do D.R. n.º 2/2010 não satisfez essas expectativas.pt_PT
dc.description.abstractThe teacher performance evaluation is, at present, widely seen as a strategy that promotes the efficacy of education systems. However, the implementation of evaluation models aiming at reconciling the professional development of teachers and the improvement and quality of student learning has generated debate about the purposes and legal provisions of performance evaluation. In this context, it is important to know the perspective of school principals regarding performance evaluation, since they have a special responsibility in the process. The aim of this study is to understand the perceptions of schools principals about teacher performance evaluation as well as the evaluation model implemented by the D.R. n.º 2/2010. The study is qualitative in nature and is based on semi-structured interviews with twelve school principals. It is concluded that school principals recognize the importance of performance evaluation and have positive expectations about its effects. However, in their perspective, the evaluation model of the D.R. n.º 2/2010 did not meet those expectations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria Helena ; MELÃO, Nuno Filipe - A avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores escolares: um estudo empírico. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 22 (2014), p. 165-190.pt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.262
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22939
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Viseu, Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectAvaliação de desempenho docentept_PT
dc.subjectDiretores escolarespt_PT
dc.subjectAdministração escolarpt_PT
dc.subjectTeacher performance evaluationpt_PT
dc.subjectSchool principalspt_PT
dc.subjectSchool administrationpt_PT
dc.titleA avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores escolares: um estudo empíricopt_PT
dc.title.alternativeEvaluation of teachers performance in the perspective of school directors: an empirical studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage190pt_PT
oaire.citation.startPage165pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameMaria Helena
person.identifier.orcid0000-0002-9752-8842
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication00d1d648-d922-4e57-b1fa-f28f4fa595a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00d1d648-d922-4e57-b1fa-f28f4fa595a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
08NunoMelao 165-190.pdf
Size:
269.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: