Repository logo
 
Publication

Conferências online - um espaço de aprendizagem significativa

dc.contributor.authorLagarto, José Reis
dc.date.accessioned2023-08-09T13:39:18Z
dc.date.available2023-08-09T13:39:18Z
dc.date.issued2017-05
dc.description.abstractNum contexto de formação contínua e desenvolvimento profissional, a utilização de processos e estratégias de construção colaborativa do conhecimento podem contribuir para o aumento das experiências individuais e grupais de aprendizagem. Esta constatação é também aplicável quando nos encontramos perante um contexto formativo que utiliza ferramentas da Web 2.0. Com este artigo pretende-se mostrar como os participantes de conferências online organizam e manifestam as suas aprendizagens num espaço específico do ambiente virtual, como é o chat. Privilegiando a investigação interpretativa, assente num estudo de caso, procedeu-se à análise do conteúdo das sessões do chat, a funcionar de modo síncrono durante as apresentações de cada conferencista ou dinamizador de workshop da Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Assim, identificaram-se as unidades de sentido/significação que, depois de tratadas e interpretadas, possibilitaram a criação de um quadro categorial de análise de um chat de uma conferência online. Os indicadores relacionados com a aprendizagem implícita ou explícita (dimensão cognitiva) e com as atitudes e comportamentos dos docentes nas suas práticas efetivas (dimensão da profissionalidade) apontam para que se possa considerar o chat como umaestratégia relevante na construção de aprendizagens significativas e colaborativas.pt_PT
dc.description.abstractIn a context of continuous training and professional development, the use of collaborative knowledgeto buildprocesses and strategies can contribute to increase individual and group learning experiences. This finding is also applicableina formative context that uses Web 2.0 tools. This article intends to show how online conference participants organize and demonstrate their learning in a specific space of the virtual environment such as chats. By focusing on the interpretative research based on a case study we analyzed the contents of the chat sessions open at the same time of the presentations of each lecturer or workshop facilitator of the Online Conference on Educational Informatics (COIED). As results,we identified the units ofmeaningthat facilitatedthe creation of a framework of analysis of a chat of an online conference. The indicators related to implicit or explicit learning (cognitive dimension) and to teachers' behaviors in their effective practices (dimension of professionalism) point to the possibility of considering chat as a relevant strategy in the construction of meaningful and collaborative learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789899737457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42063
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConferência onlinept_PT
dc.subjectWebconferencept_PT
dc.subjectChatpt_PT
dc.subjectContexto de aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_PT
dc.subjectOnline conferencept_PT
dc.subjectLearning environmentpt_PT
dc.subjectColaborative learningpt_PT
dc.titleConferências online - um espaço de aprendizagem significativapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage225pt_PT
oaire.citation.startPage207pt_PT
oaire.citation.titleAtas Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Cloudspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
atas_chalenges_2017.pdf
Size:
451.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: