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Advisor(s)
Abstract(s)
Leadership has been studied as one of the main variables for football clubs’ good sporting performance. Therefore, this study aims to analyse the impact of football coaches’ official training on these coaches’ knowledge of leadership and competences. The sample includes 211 qualified Portuguese football coaches, irrespective of their level. A questionnaire was used, with 32 items divided in 4 dimensions: management/supervisory skills, organisational leadership, personal domain, and resource management. To validate the hypotheses, structural equation modelling (SEM-PLS) was used. The results indicate that training has a positive and statistically significant impact on leadership skills. A statistically significant effect of training on leadership knowledge was also found. Concerning the impact of training on leadership skills mediated by knowledge, there was no statistically significant impact. The results also show coaches’ positive self-perception of their leadership skills. However, recognising the need for more thorough training in the field of leadership, they are aware of the importance of continued professional development in the topic. As practical implications, the study suggests reflection on the pedagogical content and structure of the training process, whether formal or informal, of official football coach courses.
A liderança tem vindo a ser estudada com uma das principais variáveis para o bom desempenho desportivo dos clubes de futebol. Deste modo, o objetivo do presente estudo é o de analisar o impacto da formação obtida por via da formação oficial de treinadores de futebol, no conhecimento e competências de liderança dos respetivos treinadores. A amostra incluiu 211 treinadores portugueses, habilitados para a atividade de treinador de futebol, independente do grau. Foi utilizado um questionário com 32 itens divididos em 4 dimensões: competências de gestão/supervisão, liderança organizacional, domínio pessoal, e gestão de recursos. Para a validação das hipóteses foi utilizado um modelo de equações estruturais (SEM-PLS). Os resultados indicam que a formação tem um impacto positivo e estatisticamente significativo nas competências de liderança. Foi ainda possível verificar um efeito com significância estatística da formação nos conhecimentos de liderança. Já no que diz respeito ao impacto da formação nas competências de liderança mediada pelo conhecimento, constatou-se que não existe um impacto com significância estatística. Os resultados evidenciam ainda uma autoperceção positiva dos treinadores referente às suas competências de liderança. Ainda que reconheçam que exista a necessidade de formação mais aprofundada no âmbito da liderança, mostram a sua consciência sobre a importância para o desenvolvimento profissional e contínuo sobre este tema. Como implicações práticas, o estudo sugere uma reflexão sobre o conteúdo e estrutura pedagógica do processo formativo seja ele formal ou informal dos cursos oficiais de treinadores de futebol.
A liderança tem vindo a ser estudada com uma das principais variáveis para o bom desempenho desportivo dos clubes de futebol. Deste modo, o objetivo do presente estudo é o de analisar o impacto da formação obtida por via da formação oficial de treinadores de futebol, no conhecimento e competências de liderança dos respetivos treinadores. A amostra incluiu 211 treinadores portugueses, habilitados para a atividade de treinador de futebol, independente do grau. Foi utilizado um questionário com 32 itens divididos em 4 dimensões: competências de gestão/supervisão, liderança organizacional, domínio pessoal, e gestão de recursos. Para a validação das hipóteses foi utilizado um modelo de equações estruturais (SEM-PLS). Os resultados indicam que a formação tem um impacto positivo e estatisticamente significativo nas competências de liderança. Foi ainda possível verificar um efeito com significância estatística da formação nos conhecimentos de liderança. Já no que diz respeito ao impacto da formação nas competências de liderança mediada pelo conhecimento, constatou-se que não existe um impacto com significância estatística. Os resultados evidenciam ainda uma autoperceção positiva dos treinadores referente às suas competências de liderança. Ainda que reconheçam que exista a necessidade de formação mais aprofundada no âmbito da liderança, mostram a sua consciência sobre a importância para o desenvolvimento profissional e contínuo sobre este tema. Como implicações práticas, o estudo sugere uma reflexão sobre o conteúdo e estrutura pedagógica do processo formativo seja ele formal ou informal dos cursos oficiais de treinadores de futebol.
Description
Keywords
Coaching education Competences Knowledge Learning process Skills Competências Conhecimento Skills Formação de treinadores Formação contínua