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Município e escola em contexto de pandemia – práticas de autonomia e centralização
dc.contributor.author | Leite, Joana | |
dc.contributor.author | Palmeirão, Cristina | |
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T16:22:25Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T16:22:25Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A generalização do ensino pós primário nos últimos cinquenta anos traduziu-se no crescimento do sistema escolar, pôs em evidência as limitações da sua gestão pelo centralismo burocrático. O reconhecimento pelo Estado de que os atores locais têm condições para melhor adequar as políticas nacionais aos diversos contextos está na base da transferência de competências para os municípios e na outorga de autonomia às escolas, fazendo do município lugar central da gestão e da comunidade parceiro essencial na elaboração e desenvolvimento do projeto educativo municipal. Contudo, a autonomia pressupõe capacidade de os atores escolares para movimentar ações políticas, desenvolver processos administrativos e aplicar competências científicas e técnicas. O nosso estudo desenvolve-se num município do norte de Portugal que implementou para o ano letivo 2020/21 um conjunto de alterações significativas à organização do ano escolar inscritas num memorando de entendimento celebrado entre o município e os agrupamentos de escolas do concelho e validado pela tutela. Este memorando funciona como suporte do seu projeto de desenvolvimento organizacional. Com este estudo pretendemos conhecer os significados que os atores escolares e municipais lhe atribuem e qual o seu impacto percebido na escola e no município, nomeadamente num período tão exigente como o estado de emergência. A investigação é de natureza qualitativa e privilegia as técnicas da observação, análise de documentos produzidos pela escola e pelo município e diferentes questionários. Os resultados do estudo ainda estão em análise, mas permitirão criar uma imagem dos impactos nos domínios em que a autonomia foi experienciada pelos atores escolares e municipais e do seu alcance possível num contexto nacional resultante da recentralização e do controlo da administração central. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895309863 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/39328 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Organização escolar | pt_PT |
dc.subject | Descentralização administrativa | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Gestão local | pt_PT |
dc.title | Município e escola em contexto de pandemia – práticas de autonomia e centralização | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 42 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do IV seminário internacional | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |