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#099. A prescrição terapêutica em alunos de medicina dentária: um estudo comparativo
dc.contributor.author | Lopes, Melanie | |
dc.contributor.author | Veiga, Nélio | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T17:26:47Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T17:26:47Z | |
dc.date.issued | 2016-12-01 | |
dc.description.abstract | Objetivos: O objetivo deste estudo consiste na caracterização do nível de preparação para a prescrição terapêutica dos alunos do 5.° ano das faculdades de medicina dentária portuguesas e da Faculdade de Medicina Dentária de Nancy (França). Materiais e métodos: Realizou‐se um estudo observacional transversal com uma amostra de estudantes que frequentam o curso de Medicina Dentária nas várias faculdades de Portugal e outra amostra de estudantes que frequentam a Faculdade de Medicina Dentária de Nancy, em França. A amostra final do estudo foi constituída por 135 estudantes, dos quais 77,0% (n = 104) de alunos a frequentarem o curso de Medicina Dentária em Portugal e 23,0% (n = 31) de alunos da Faculdade de Medicina Dentária de Nancy, França. A recolha de dados realizou‐se através da distribuição de um questionário autoaplicado aos estudantes, com questões referentes aos conhecimentos sobre prescrição terapêutica em casos clínicos específicos que podem encontrar durante a sua prática clínica. Resultados: A razão mais frequente para a prescrição terapêutica foi a «dor» (71,1%), seguida da «infeção» (20,0%) e «inflamação» (8,1%). Não saber os nomes comerciais e não ter a certeza do fármaco adequado para prescrever (53,5%), indicar a posologia errada (48,1%) e não conhecer as reações adversas (40,7%) são os erros mais comuns que os alunos referem ter no momento da prescrição. Uma maior percentagem de alunos portugueses refere um nível de conhecimento «muito baixo» e «baixo», comparativamente aos alunos franceses. Relativamente à pergunta: «Que importância dá à farmacologia para o seu futuro exercício prático em medicina dentária?», 85,2% da amostra assinala como «muito importante». Existem diferenças estatisticamente significativas entre a prescrição feita pelos diferentes alunos das faculdades portuguesas entre si e entre a Faculdade de Nancy (p = 0,001), com estes últimos a referirem que estão mais bem preparados para a realização da prescrição terapêutica. Conclusões: A maioria dos alunos considera importante esta temática, sendo este estudo importante para demonstrar a necessidade de enfatizar o ensino e fomentar as boas práticas clínicas e terapêuticas para um bom exercício clínico. A prescrição medicamentosa é fundamental na área da medicina dentária, devendo haver a clara noção de um conjunto de cuidados a ter em conta na hora de medicar o paciente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1016/j.rpemd.2016.10.097 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-2890 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/34506 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.title | #099. A prescrição terapêutica em alunos de medicina dentária: um estudo comparativo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.issue | S1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 40 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial | pt_PT |
oaire.citation.volume | 57 | pt_PT |
person.familyName | Veiga | |
person.givenName | Nélio | |
person.identifier.ciencia-id | B81A-E904-D36D | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6288-0435 | |
person.identifier.rid | F-5279-2017 | |
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rcaap.type | article | pt_PT |
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