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Advisor(s)
Abstract(s)
On December 31st, 2019, the World Health Organization was introduced to COVID-19 - a new
disease that would turn out to be the global pandemic of the century. Since then, the coronavirus
has left a trail of unforeseeable consequences in our society, ranging from a public health
mayhem to an environment of socio-economic uncertainty. Despite physical changes being
evident in everyone's lives, some changes are not as clear to the naked eye. In fact, the way
individuals think and act may have also changed. The present research focuses on some of
those changes, in particular in what concerns one’s prosociality – How has individuals’
prosocial behavioural intentions been affected by the pandemic context?
This dissertation sought to answer this question by exploring possible responses and reactions
to the pandemic that would have an impact on prosocial intentions, in addition to how
individuals respond to prosocial decisions when presented with a pandemic reminder.
A series of studies revealed that the COVID-19 situational context fosters indeed individuals’
prosocial behavioural intentions. Several findings led to this conclusion, in particular that both
a higher concern and an increased understanding of COVID-19 as a matter of socio-economic
relevance, increases individuals’ willingness to help. Moreover, when reminded of the
pandemic, individuals revealed willingness to make higher donations as well as showed a
preference to buy from small businesses proportional to their assessment on their financial risk.
COVID-19 is undoubtedly changing the world, and, in what concerns prosociality, for the
better.
A 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde teve conhecimento da existência da COVID-19 - uma doença que se viria a tornar a pandemia global do século. Desde então, o coronavírus deixou um rasto de consequências imprevisíveis na nossa sociedade, instalando o caos na saúde pública e criando um ambiente de incerteza socioeconómica. Apesar de algumas mudanças serem evidentes na vida de todos, outras não são tão claras a olho nu. Na verdade, a maneira como as pessoas pensam e agem também pode ter mudado. A presente pesquisa incide sobre algumas dessas mudanças, em particular no que diz respeito à pró-socialidade do individuo – Como é que as intenções pró-sociais dos indivíduos foram afetadas pelo contexto pandémico? Esta dissertação procurou responder a esta questão explorando possíveis reações e respostas à pandemia que pudessem ter um impacto nas intenções pró-sociais, além de como os indivíduos respondem às decisões pró-sociais quando expostos a um reminder pandémico. Os estudos revelaram que o contexto da COVID-19 aumenta, efetivamente, as intenções comportamentais pró-sociais dos indivíduos. Constatou-se, em particular, que uma maior preocupação com a pandemia e um maior entendimento desta como um problema socioeconómico aumentam a predisposição dos indivíduos para agir pro-socialmente. Quando expostos a um reminder da pandemia, demonstraram ainda predisposição para fazer doações mais altas, bem como evidenciaram uma preferência em comprar em pequenas empresas proporcional à sua avaliação sobre o risco financeiro que atravessam. A COVID-19 está a mudar o mundo e, no que diz respeito à pró-socialidade, para melhor.
A 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde teve conhecimento da existência da COVID-19 - uma doença que se viria a tornar a pandemia global do século. Desde então, o coronavírus deixou um rasto de consequências imprevisíveis na nossa sociedade, instalando o caos na saúde pública e criando um ambiente de incerteza socioeconómica. Apesar de algumas mudanças serem evidentes na vida de todos, outras não são tão claras a olho nu. Na verdade, a maneira como as pessoas pensam e agem também pode ter mudado. A presente pesquisa incide sobre algumas dessas mudanças, em particular no que diz respeito à pró-socialidade do individuo – Como é que as intenções pró-sociais dos indivíduos foram afetadas pelo contexto pandémico? Esta dissertação procurou responder a esta questão explorando possíveis reações e respostas à pandemia que pudessem ter um impacto nas intenções pró-sociais, além de como os indivíduos respondem às decisões pró-sociais quando expostos a um reminder pandémico. Os estudos revelaram que o contexto da COVID-19 aumenta, efetivamente, as intenções comportamentais pró-sociais dos indivíduos. Constatou-se, em particular, que uma maior preocupação com a pandemia e um maior entendimento desta como um problema socioeconómico aumentam a predisposição dos indivíduos para agir pro-socialmente. Quando expostos a um reminder da pandemia, demonstraram ainda predisposição para fazer doações mais altas, bem como evidenciaram uma preferência em comprar em pequenas empresas proporcional à sua avaliação sobre o risco financeiro que atravessam. A COVID-19 está a mudar o mundo e, no que diz respeito à pró-socialidade, para melhor.
Description
Keywords
Prosocial behavioural intentions Prosociality Prosocial behaviour COVID-19 Pandemic Crisis Situational factors Reminders Donation Prosocial consumption Small businesses Intenções comportamentais pró-sociais Pro-socialidade Comportamento pró-social Pandemia Crise Fatores situacionais Reminders Doação Consumo pró-social Pequenos negócios
