Repository logo
 
Publication

Pertenser: assessment of a community based project aiming to promote school success

dc.contributor.authorMartins, Filipe
dc.contributor.authorCarneiro, Alexandra
dc.contributor.authorSantos, Mafalda
dc.contributor.authorMatos, Raquel
dc.contributor.authorAlves, Sofia Mexia
dc.date.accessioned2020-03-23T13:57:03Z
dc.date.available2020-03-23T13:57:03Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO insucesso e o abandono escolar evidenciam-se como problemas sociais prioritários que não se devem apenas a fatores individuais ou familiares. O projeto PertenSer foi concebido como uma resposta educativa de base comunitária com o objetivo de oferecer aos jovens mais vulneráveis oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, reforçando a sua motivação para a aprendizagem e a sua confiança e capacidade para construírem trajetos de vida. Participaram neste projeto 13 jovens dos 14 aos 18 anos, a frequentar o 8.º e o 9.º anos de escolaridade, enquadrados no Programa Integrado de Educação e Formação. A avaliação qualitativa do projeto considerou o envolvimento dos participantes nas ações implementadas e as mudanças no autoconceito e desenvolvimento pessoal e social, no envolvimento escolar e nas perspetivas de futuro. Os resultados destacam melhorias ao nível da autoconfiança e comportamento na escola, assim como na relação com os adultos e na capacidade de definir objetivos a curto e médio prazo. Destacam ainda a promoção da valorização e da motivação para a aprendizagem escolar, que contribuiu para a redução do abandono escolar e para a obtenção de maior sucesso. Como fatores de sucesso do projeto, realçam-se a abordagem comunitária envolvendo diferentes atores extraescolares e as relações de suporte estabelecidas com profissionais e professores.pt_PT
dc.description.abstractAcademic failure and school dropout are priority social problems which are not only related with individual and familial factors. PertenSer [to Belong] was a communitybased project designed to provide, to the most vulnerable youngsters, opportunities to develop personal, social, and professional competencies, strengthening their motivation to learn, as well as their confidence and ability to build life trajectories. 13 young people (14-18 years old) from 8th and 9th grades from an Integrated Program of Education and Training participated in the project. A qualitative assessment of the project focused on participant’s involvement in the project, changes in self-concept and personal and social development, in school involvement, and in the perspectives about their own future. Results show improvements in youth self-confidence, behaviour at school and in the relations with adults, the ability to design short and midterm life aims. The project also increased the valorisation and the motivation to school learning, which, in turn, contributed to the decrease of school dropout and to a greater success at school. The project’s success factors included its community approach involving different out-of-school actors and the supportive relationships established with professionals and teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, F., Carneiro, A., Santos, M., Matos, R., Alves, S. M. (2019). PertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 90-120pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2019.5294pt_PT
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30054
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectComunidade educadorapt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e socialpt_PT
dc.subjectSchool successpt_PT
dc.subjectEducating communitypt_PT
dc.subjectSchool engagementpt_PT
dc.subjectPersonal and social developmentpt_PT
dc.titlePertenser: assessment of a community based project aiming to promote school successpt_PT
dc.title.alternativePertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage120pt_PT
oaire.citation.startPage90pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameCarneiro
person.familyNameConceição Santos
person.familyNameMatos
person.givenNameFilipe
person.givenNameAlexandra
person.givenNameMafalda Raquel
person.givenNameRaquel
person.identifier2240505
person.identifierNYv8quoAAAAJ
person.identifier.ciencia-id5A1D-8416-DDF1
person.identifier.ciencia-idA719-7AF2-463C
person.identifier.ciencia-id3917-B3ED-4325
person.identifier.ciencia-idDE12-5274-5D72
person.identifier.orcid0000-0002-8853-786X
person.identifier.orcid0000-0002-7190-5304
person.identifier.orcid0000-0001-8102-3287
person.identifier.orcid0000-0002-9108-7388
person.identifier.scopus-author-id55655076500
person.identifier.scopus-author-id57193680041
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02b8d405-42ec-4ab5-8063-be12dc664342
relation.isAuthorOfPublication8de48850-8f56-4376-a82d-39c03f596b9b
relation.isAuthorOfPublication5a65a65a-ff86-439a-af55-c488492df6ca
relation.isAuthorOfPublicationb1253d89-a532-4f03-bbc9-d56a1bd447a6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb1253d89-a532-4f03-bbc9-d56a1bd447a6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PERTENSER AVALIAÇÃO DE UM PROJETO COMUNITÁRIO.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: