Repository logo
 
Publication

Um novo olhar sobre as artes visuais na educação pré-escolar: um desafio da contemporaneidade

dc.contributor.authorOliveira, Mónica
dc.date.accessioned2019-01-09T13:11:44Z
dc.date.available2019-01-09T13:11:44Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO estudo que se pretende apresentar relata, de forma resumida, um projeto deinvestigação vocacionado para o desenvolvimento sustentável na Educação Pré-escolar. O projeto reúne um conjunto de atividades relacionadas com diferentestemas queintegrama sociedade atual, de caráter transversal e flexível, asatividades almejam ser desafiadoras de múltiplos saberes através demetodologias ativas e visam promover, de forma integrada, as diferentes linhasorientadoras sugeridas para a Educação Pré-escolar, bem como dar a conheceras investigações mais recentes na área da educação artística. Deste projetoemergem os seguintes objetivos: i) Conceber e implementar um conjunto depropostas artísticas relacionadas com a cidadania; ii) Compreender qual oimpacto das atividades propostas na aprendizagem das crianças. A pesquisa, denatureza qualitativa, foi realizada tendo em consideração uma amostra de 440crianças e 20 educadores de infância. O instrumento para recolha de dadoscentrou-se em entrevistas semiestruturadas aos educadores. Os resultadosindicam que as atividades colocadas em prática revelaram ter sido fundamentaispara a aquisição de diversas competências relacionadas com o desenvolvimentointegral da criança, nomeadamente a expressão e representação de ideias eemoções, a perceção visual, a criatividade, a cooperação, a autonomia, opensamento crítico e, simultaneamente, possibilitaram aos educadores umanova forma de trabalhar, centrada na inovação pedagógica, apostando emprocessos e não apenas em produtos, em trajetos e não apenas em metas, quepermitem encontrar outras formas de organizar e viver a educação através daarte, capaz de atender às exigências da contemporaneidade e aos processos depermanente mudança.pt
dc.description.abstractThe study that intends to present, summarizes a research project, aimed at thesustainable development in Pre-school Education. The project gathers a set ofactivities related to different themes that integrate the current society. With atransverse and flexible character, the activities aim to be challenging of multipleknowledge through active methodologies and aim to promote in an integratedway the different guidelines suggested for Pre-school Education, as well as topresent the most recent investigations in the area of artistic education. From thisproject the following objectives emerge: i) Design and implement a set of artisticproposals related to citizenship; ii) Understand the impact of the proposedactivities on children's learning. The qualitative research was carried outconsidering a sample of 440 children and 20 educators. The instrument for datacollection focused on semi-structured interviews with educators. The resultsindicate that the activities put into practice have proved to be fundamental forthe acquisition of several competences related to the integral development of thechild, namely, expression and representation of ideas and emotions, visualperception, creativity, cooperation, autonomy, critical thinking and enablededucators a new way of working, centred on pedagogical innovation, betting onprocesses and not only on products, in paths and not only on goals, that allow usto find other ways of organizing and living education through art capable ofmeeting the demands of contemporaneity and processes of permanent change.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, M. (2018). Um Novo Olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-Escolar: Um Desafio da Contemporaneidade. In Ana Souto e Melo (Org.), Atas do Congresso de investigação em Educação Artística – Educação Artística no Sistema de ensino Português: conquistas e desafios, (pp. 262-272). Viseu: IPV/ESSE/CI&DETS. ISBN: 978-989-96261-8-8pt_PT
dc.identifier.isbn9789899626188
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26645
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação
dc.subjectArtes visuais
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectContemporaneidade
dc.subjectVisual arts
dc.subjectPreschool education
dc.subjectContemporaneity
dc.titleUm novo olhar sobre as artes visuais na educação pré-escolar: um desafio da contemporaneidadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu, Portugal
oaire.citation.endPage272pt_PT
oaire.citation.endPage272
oaire.citation.startPage262pt_PT
oaire.citation.startPage262
oaire.citation.titleCongresso de Investigação em Educação Artística – Educação Artística no Sistema de ensino Português: conquistas e desafiospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2-271-281.pdf
Size:
5.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: