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Advisor(s)
Abstract(s)
Throughout the last decades, consumers have become more aware and concerned about the
impact of what they buy on their health and society. Authors have pointed out the meat market
as being part of this change, partially due to consumers’ demand for higher welfare of the farm
animals originating the meat consumed. The aim of this dissertation is thus to understand how
animal welfare (AW) may affect the willingness to pay (WTP) for meat, namely through the
introduction of an existing AW label on meat packages. Furthermore, it will be investigated
how certain factors – meat type (MT) (chicken vs pork), animal empathy and expected meat
quality (EMQ) – may influence this relationship, either by moderating or mediating it.
The implemented methodology consisted of two surveys – a preliminary one, that failed to find
relevant similarities between the perception of AW of the different levels in the label, and the
main survey, from which conclusions were drawn. These include that, on average, consumers
associate meat with no label to a medium(C)/good(B) level of welfare, that they are more
willing to pay for a 1-level increase in welfare when AW is low (D), that EMQ has a positive
mediating effect on WTP, and that MT and AE are both non-significant moderators. It was also
concluded that the introduction of such a label would only be beneficial for some companies,
depending on their current levels of welfare, strategy and costs. In the end, implications and
limitations are described, and future research is suggested.
Ao longo das últimas décadas, os consumidores tornaram-se mais conscientes e preocupados com o impacto que as suas compras têm na própria saúde e na sociedade. Autores sugerem a indústria da carne como sendo parte desta mudança, em parte devido à procura por um melhor nível de bem-estar dos animais que originam a carne consumida. O objetivo desta dissertação é compreender como o bem-estar animal poderá afetar a disponibilidade a pagar pela carne, nomeadamente através da introdução de um rótulo de bem-estar animal já existente nas embalagens de carne. Ademais, será investigado como certos fatores – tipo de carne (frango vs porco), empatia para com os animais e qualidade da carne esperada – poderão influenciar esta relação, moderando ou mediando-a. A metodologia implementada consistiu em dois questionários – um preliminar, que falhou em encontrar semelhanças relevantes entre a perceção de bem-estar animal dos diferentes níveis no rótulo, e o questionário principal, do qual as conclusões foram retiradas. Estas incluem que, em média, os consumidores estão mais dispostos a pagar por um aumento de 1 nível de bem-estar quando este é baixo (D), que a qualidade da carne esperada tem um efeito mediador positivo na disponibilidade para pagar e que o tipo de carne e empatia para com os animais não são moderadores significativos. Também se concluiu que a introdução deste rótulo seria benéfica apenas para algumas empresas, dependendo dos seus níveis atuais de bem-estar, estratégia e custos. No fim, são descritas as implicações e mediações, e futura investigação é sugerida.
Ao longo das últimas décadas, os consumidores tornaram-se mais conscientes e preocupados com o impacto que as suas compras têm na própria saúde e na sociedade. Autores sugerem a indústria da carne como sendo parte desta mudança, em parte devido à procura por um melhor nível de bem-estar dos animais que originam a carne consumida. O objetivo desta dissertação é compreender como o bem-estar animal poderá afetar a disponibilidade a pagar pela carne, nomeadamente através da introdução de um rótulo de bem-estar animal já existente nas embalagens de carne. Ademais, será investigado como certos fatores – tipo de carne (frango vs porco), empatia para com os animais e qualidade da carne esperada – poderão influenciar esta relação, moderando ou mediando-a. A metodologia implementada consistiu em dois questionários – um preliminar, que falhou em encontrar semelhanças relevantes entre a perceção de bem-estar animal dos diferentes níveis no rótulo, e o questionário principal, do qual as conclusões foram retiradas. Estas incluem que, em média, os consumidores estão mais dispostos a pagar por um aumento de 1 nível de bem-estar quando este é baixo (D), que a qualidade da carne esperada tem um efeito mediador positivo na disponibilidade para pagar e que o tipo de carne e empatia para com os animais não são moderadores significativos. Também se concluiu que a introdução deste rótulo seria benéfica apenas para algumas empresas, dependendo dos seus níveis atuais de bem-estar, estratégia e custos. No fim, são descritas as implicações e mediações, e futura investigação é sugerida.
Description
Keywords
Animal welfare Animal wellbeing Animal empathy Expected meat quality Willingness-to-pay Meat industry Bem-estar animal Empatia para com os animais Expectativa de qualidade da carne Disponibilidade a pagar Indústria da carne
