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A ação criadora de Deus na teologia filosófica de Xavier Zubiri

dc.contributor.authorDimas, Samuel Fernando Rodrigues
dc.date.accessioned2021-06-24T15:37:44Z
dc.date.available2021-06-24T15:37:44Z
dc.date.issued2015-01-01
dc.description.abstractA criação significa a doação de Deus na realidade do que não é ele, ou seja, na realidade do mundo. A criação não é uma emanação, mas é uma ação que põe uma realidade transcendente a Deus (alteridade) a partir do nada (ex nihilo). A criação é um ato de vontade livre que consiste numa processão iniciante de Deus ad extra do que é ad intra, das suas próprias processões trinitárias. Deus, enquanto realidade subsistente, dá realidade subsistente às essências criadas fechadas do mundo material, o qual se vai progressivamente formando a partir de si mesmo, naquilo a que se chama de evolução. A natureza de uma essência aberta é o momento de finitude com que se plasma ad extra a vida trinitária. Ao contrário do que acontece com a criação dos astros e das pedras, na criação das essências abertas, que são os homens, não há por parte de Deus para a sua criação uma ideia distinta. A ideia que preside à criação da essência aberta é a própria realidade divina da vida trinitária. A pessoa humana é a forma finita de ser como é Deus, em inteligência, vontade e sentimento, vivendo como Deus vive, trinitariamente.pt_PT
dc.description.abstractCreation means the gift of God of a reality that is not His and hence the reality of the world. Creation is not an emanation but rather an action that imposes a reality transcendental to God (alterity) based upon nothing (ex nihilo). Creation is a free act of will that involves a sequential process beginning with God ad extra rather than the ad intra of His own Trinitarian processions. God, as a subsistent reality, endows subsistent reality to the closed created essences of the material world, which are progressively built up based on God himself in a process more generally termed evolution. The nature of an open essence is the moment of finitude that ad extra shapes Trinitarian life. Contrary to what happens with the creation of the stars and the stones, in the creation of open essences, thus, human beings, there is no distinctive idea on behalf of God in their creation. The idea that prevails throughout the creation of open essences is the very divine reality prevailing in Trinitarian life. The human person is a finite form of being as is God in terms of intelligence, will and feeling and living as God lives trinitarily.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17398/1886-4945.10.489
dc.identifier.eid84970956250
dc.identifier.issn1886-4945
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33949
dc.identifier.wos000377213600021
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriaçãopt_PT
dc.subjectProcessões trinitáriaspt_PT
dc.subjectTranscendência de Deuspt_PT
dc.subjectMundo abertopt_PT
dc.subjectRealidadept_PT
dc.subjectEssências fechadaspt_PT
dc.subjectEssências abertaspt_PT
dc.subjectCreationpt_PT
dc.subjectTrinitarian processionspt_PT
dc.subjectTranscendence of Godpt_PT
dc.subjectOpen worldpt_PT
dc.subjectRealitypt_PT
dc.subjectClosed essencespt_PT
dc.subjectOpen essencespt_PT
dc.titleA ação criadora de Deus na teologia filosófica de Xavier Zubiript_PT
dc.title.alternativeThe creative action of God in philosophical theology of Xavier Zubiript_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage505pt_PT
oaire.citation.startPage489pt_PT
oaire.citation.titleCauriensiapt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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