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Research Project
A CRIAÇÃO DA JOALHARIA DE AUTOR EM PORTUGAL DESDE OS ANOS 60 ATÉ AOS NOSSOS DIAS
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Trajetórias da joalharia contemporânea em Portugal : artistas e contextos : 1963-2004
Publication . Filipe, Ana Cristina Marques; Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e
A joalharia contemporânea em Portugal emergiu com visibilidade pública em 1963, sendo
nessa data ainda denominada como ourivesaria moderna. As designações para os novos
trabalhos que surgiam obrigaram à procura e inserção de novas terminologias que
expandiram o significado etimológico do termo joalharia. Para uma definição da joalharia
contemporânea, no capítulo 1, marca o início desta investigação. Centra-se na redefinição
que sofreu e nos novos significados que adquiriu este segmento da joalharia que emergiu
na década de sessenta. Joalharia contemporânea no contexto artístico português, o
capítulo 2, prossegue situando a joalharia contemporânea face aos movimentos artísticos
no período balizado por três exposições, duas individuais e uma coletiva. As primeiras,
datadas de 1963 demarcam a singularidade de dois autores que se afirmaram redefinindo o
termo joalharia, reverberando a época e os contextos artísticos subjacentes, e a terceira, de
2004, mostra o trabalho de um conjunto amplo de artistas de três gerações que tem como
afinidade eletiva diversos tipos de vínculo à escola que motivou múltiplos “pontos de
encontro”, nacionais e internacionais, em torno deste objeto de estudo. Os capítulos 3 e 6
ampliam o seu espectro temporal, de modo a perspetivar os períodos anterior e posterior à
baliza cronológica deste trabalho. Esses dois capítulos – tal como o 4 e o 5 –
pretendem indagar, sistematizar e analisar a documentação reunida no campo da joalharia
contemporânea, estabelecendo um enquadramento das décadas inscritas no período
demarcado. Um tempo que carecia de inventariação e análise de factos, ações, e trajetórias
de artistas que trabalharam no contexto português.
Esta investigação é sustentada com os depoimentos de artistas, especialistas e outros, que
subsidiam a ausência de um corpo bibliográfico de referência sobre a joalharia
contemporânea em Portugal. Esses testemunhos integram esta tese e evidenciam que este
objeto de estudo não se encontra encerrado e, por isso, ainda está a construir a sua história.
A consciência deste processo em construção move o leitor às considerações finais que
diagnosticam e procuram dar resposta à explicação tardia desta pesquisa, bem como ditam
a importância de dar continuidade a este trabalho no próximo futuro. Uma cronologia
gráfica encerra este estudo, elencando diversos eventos e facilitando ao leitor uma leitura
célere e sintética de quarenta anos sobre o tema.
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
FARH
Funding Award Number
SFRH/BD/61914/2009