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Representações da identidade cultural portuguesa na arte contemporânea : pós-imagens entre o pedagógico e performativo
Publication . Cachola, Ana Cristina Pires; Gil, Isabel Capeloa
A presente investigação tem como objectivo problematizar as representações da
identidade cultural na arte contemporânea visual produzida por artistas portugueses no
período pós-25 de Abril, com especial enfoque nos artistas que começam a expor
regularmente a partir da primeira década do século XXI. Neste sentido, pretende-se
analisar de que forma os artefactos produzidos por estes artistas são, simultaneamente,
mediadores e produtores de uma identidade cultural negociada e partilhada. Este trabalho
pressupõe, assim, o estabelecimento de linhas de intersecção entre o amplo debate teórico
sobre questões identitárias de pertença nacional e a produção artística visual
contemporânea, privilegiando-se uma abordagem no âmbito dos Estudos de Cultura, em
geral, e dos Estudos de Cultura Visual, em particular.
As representações da identidade cultural portuguesa nas produções artísticas serão
observadas a partir de três eixos de análise fundamentais: as (re)mediações e (re)figurações
do imaginário português, as quais, a partir de narrativas históricas, literárias e artísticas
colocam o mar no centro da imaginação da portugalidade; a recuperação de episódios
traumáticos do passado recente nacional, nomeadamente o Estado Novo e a Guerra
Colonial, enquanto dimensões fundamentais da tessitura identitária contemporânea; e o
pós-colonialismo como moto e tema da revisão do passado num presente que articula a
identidade cultural com a produção de uma visualidade constitutiva de relações sociais.
Através de uma aproximação hermenêutica a obras concretas de seis artistas
portugueses – João Pedro Vale, Joana Vasconcelos, Maria Lusitano, Pedro Barateiro
Vasco Araújo e Francisco Vidal – que se insinuam como mediações de uma visualidade
anterior, – pós-imagens –, defender-se-á que a construção da comunidade imaginada
portuguesa se configura pela relação dialéctica entre a pedagogia e a performatividade da
narração, também visual, da nação. Defender-se-á, igualmente, que as obras que
constituem o corpus de análise se assumem enquanto sistema discursivo seminal nos
processos de produção de sentido cultural e na activação de mecanismos de celebração,
interrogação e construção/desconstrução de uma identidade cultural portuguesa. Procurarse-
á, ainda, discutir a coincidência de agenda entre a arte contemporânea e os Estudos de
Cultura, ressalvando a singularidade de cada um dos territórios.
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
SFRH
Funding Award Number
SFRH/BD/70516/2010