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Redes mediadas por computador na composição e performação de situações musicais interactivas
Publication . Guerreiro, Ricardo Jorge Ramires; Dias, António de Sousa; Barbosa, Álvaro
A presente dissolução dos limites que tradicionalmente definem os papéis de
compositor, intérprete e ouvinte no processo de criação musical electroacústica, promovida
pela participação da computação interactiva, revelou a necessidade de uma análise mais
profunda das possibilidades que contém. Este interesse levou-nos à formulação de um quadro
conceptual para a performação e a composição de situações interactivas de música por
computador. Neste domínio, desenvolvemos um conjunto de experiências musicais
colaborativas em que procurámos integrar instrumentos da tradição musical, o que nos
permitiu ir tornando mais sólida a base teórica que fomos construindo. Por outro lado, a
constante reformulação de um Ambiente de Computação personalizado, a partir do qual
fomos desenvolvendo a nossa actividade artística, foi também reflectindo a acção dos factores
de mudança musical resultantes da reflexão estética. A identificação de duas redes principais
operantes na nossa prática musical - uma rede algorítmica articulada por nós enquanto
performadores-compositores integrada numa outra mais ampla que descreve o contexto
alargado de performação - permitiu-nos reconhecer o computador como o instrumento de
mediação da nossa participação no processo interactivo complexo.
A consciência da interdependência de todos os objectos directa ou indirectamente
implicados neste processo interactivo evidenciou a necessidade de prevermos uma atitude de
abertura generalizada que rapidamente revelou uma coincidência de meios e fins. Este facto
suscitou o questionamento radical das nossas motivações enquanto compositores o que nos
aproximou das principais questões levantadas pela arte contemporânea da segunda metade do
séc. XX. A aproximação de arte e vida enquanto exemplos de processos determinados pelo
factor de decisão subjectiva enunciou um certo eclipse de uma noção mais materialista de
obra de arte e criou o espaço necessário para assumirmos a improvisação como a modalidade
mediadora de uma prática performático-compositiva. A importância de uma actuação
espontânea em contexto situado, operada a partir da programação informática interactiva
elevou a escuta à função de elemento mediador entre os domínios do abstracto e do concreto,
originando perspectivas mais ambiciosas enquanto criadores de música electroacústica.
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
SFRH
Funding Award Number
SFRH/BD/47933/2008