Loading...
Research Project
Untitled
Funder
Authors
Publications
30 years of culture, art, and metamorphoses : the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation and the reshaping of Lisbon's culturalscape
Publication . Maurício, Ana Fabíola Ferreiro Nobre; Barba, Maria Luísa Leal de Faria Geraldes; Nünning, Ansgar
Esta dissertação analisa o papel do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste
Gulbenkian (FCG) na remodelação da paisagem cultural de Lisboa desde o início da
década de 1980 até ao início da década de 2010, estabelecendo um diálogo entre as actividades
do CAM e os contextos socio-políticos, educacionais e artistíco-culturais lisboetas.
A pesquisa, levando em consideração o aspecto transitório desses contextos ao longo do
tempo, delineia uma trajectória do desenvolvimento de Lisboa (e de Portugal) nos campos
da acessibilidade, democratização, consumo e fruição artísticas e culturais. Esta delineação,
que inclui uma revisão dos respectivos desenvolvimentos Europeus e Norte-Americanos
como forma de contextualização, começa por abranger o período do regime dictatorial do
Estado Novo – realçando o papel da FCG na concepção de novas políticas culturais e no
iniciar de um processo de modernização – e o período da Revolução de 1974 em Portugal –
sublinhando a relevância das contra-culturas na redefinição das práticas artísticas e académicas
–, de forma a retratar as realidades culturais portuguesas e internacionais que precederam
(e em grande medida influenciaram) os processos de construção mental, social e material
do CAM.
A análise procura explicar como o CAM, enquanto reflexo dessas realidades e resposta
às mesmas, se tornaria um elemento de mudança de paradigma dentro das paisagens artísticas
e culturais lisboetas, bem como uma característica chave do necessário curto-circuito
entre os objectivos da modernidade e os valores simbólicos da pós-modernidade (v. Santos,
2013[1994]). A pesquisa centra-se, então, em explorar o papel do CAM no estabelecimento
de um complexo exibicionário (v. Bennett, 1999) conducente ao apoio de uma transição
cultural entre a modernidade tardia e a pós-modernidade na década de 1980 e útil na mediação
dos processos de globalização a partir do fim da década de 1990.
Esta dissertação tem, assim, como objectivo perceber e demonstrar a forma como a acção
do CAM no campo artístico-cultural remodelou indelevelmente a paisagem cultural de
Lisboa, i.e., a forma como o CAM encarnou transformações socio-políticas e urbano-museológicas
e, assim, contribuíu para remodelar os comportamentos artístico-culturais dos cidadãos
– e consequentemente as suas identidades culturais – em momentos cruciais de redefinições
urbanas e nacionais.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
SFRH
Funding Award Number
SFRH/BD/73046/2010