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Ferreira Matias Alves, José Joaquim

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  • Projeto Fénix: o que pensam os alunos sobre os fatores que promovem as suas aprendizagens?
    Publication . Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
    This article focuses on the perception of two groups of pupils with different academic performances regarding the factors that most influence their learning. We intend to know what these two groups value the most in such learning and whether there are differences in such perception. By means of an open questionnaire applied to 39 pupils of 16 schools from the Fénix network (“More School Success” program), stratified in two groups (pupils with good academic results and pupils with poor academic results), it has been possible to know their representations of the factors that make them learn the most. To read this production we used the good schools’ categorization by MacBeath (1999), and concluded that the dimensions (i) support to their learning, (ii) relations between pupils and between pupils and teachers, (iii) organization and communication, and (iv) value attributed to education are the most referred, which is aligned with the generality of the knowledge available. It can also be concluded that the dimensions with a more organizational nature, non-directly observable by pupils, tend not to be referred, especially by pupils with lower academic results. Last, we note that some implicit risks of a project that makes differentiation an educational surplus value, but that may contribute to the emergence of growing inequality between pupils.
  • A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunos
    Publication . Alves, José Matias; Palmeirão, Cristina; Trigo, Luísa Ribeiro; Cabral, Ilídia
    O que faz aprender mais os alunos com perfis de desempenho diferenciado? O que prejudica a sua aprendizagem? Que efeitos tem a variável género e estatuto socioeconómico no desempenho dos alunos? Estas foram as questões-chave de partida de um estudo exploratório realizado em vinte e um Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na região Norte. Foi aplicado um questionário aberto constituído por sete questões de natureza sociodemográfi ca (ano de escolaridade, turma, idade, sexo, habilitações do pai e da mãe e pessoas com quem vive) e duas questões de investigação “abertas” que pretendiam que o aluno respondente elaborasse uma frase ou um pequeno texto com cerca de 100 palavras onde referisse (1) Na sala de aula as situações onde aprendo mais são; (2) Na sala de aula as situações onde aprendo menos são. Responderam 695 alunos do 5.º e do 7.º anos de escolaridade, durante o ano letivo 2012-2013. Os principais resultados revelam que há uma desigualdade de género no sucesso escolar (os rapazes têm piores desempenhos), que o capital social e cultural tem impacto expressivo no sucesso dos alunos, que os modos de ensinar dos professores têm uma vital importância na perceção de aprendizagem dos alunos, que os modos de estar na sala de aula tem um impacto expressivo nas difi culdades de aprendizagem e que as características e comportamentos dos alunos desempenham também um papel signifi cativo na (não) aprendizagem, sobretudo no caso dos alunos com perfi s de desempenho mais baixos.
  • SOLL: Smart Objects Linked to Learning
    Publication . Magalhães, Andreia Maria Beça; Alves, José Matias; Andrade, António
  • A assessoria externa nos territórios educativos
    Publication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Alves, José Matias; Vieira, Ilídia
    A universalização do ensino secundário em Portugal é acompanhada por um processo de integração da escola na comunidade e reformulação de coordenação territorial das atividades educacionais. A política da escola universal torna-se mais complexa, levando para o seu interior o problema da desigualdade económica, cultural e social e a evidência da inadequação de um ensino uniforme, homogéneo e impessoal. A política territorial de ensino em Portugal inclui o Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que visa impedir o abandono escolar e garantir a igualdade de sucesso do aluno. O programa beneficia de apoios específicos nas áreas de educação e de recursos humanos, promove modalidades flexíveis de organização pedagógica e gestão do currículo e estimula a articulação com as famílias e com a comunidade local. A nossa investigação é de natureza qualitativa, porquanto privilegia a investigação-ação no âmbito da assessoria em cinquenta escolas “prioritárias” e visa problematizar a ação do consultor externo na organização da escola, especialmente no campo do ensino, que é o domínio dos professores onde se joga a legitimidade formal de distintos líderes escolares quando se problematiza a orientação educacional, a reorganização de grupos de estudantes, a implementação de tutorias, a articulação do trabalho pedagógico e a relação com a comunidade e as famílias. A observação participante e os vários textos produzidos por professores e consultores permitem pôr em evidência uma tensão entre, por um lado, a forte influência da centralização e a consequente passividade docente e, por outro, o impulso político à autonomia profissional e a consequente capacitação dos professores, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento profissional docente.