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Seabra de Almeida Rodrigues, Ana Maria

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  • Mosteiros e conventos no Portugal medieval: vida espiritual e lógicas de implantação
    Publication . Fontes, João Luís Inglês; Andrade, Maria Filomena; Rodrigues, Ana Maria S. A.
    É objetivo deste texto analisar a presença e as lógicas de implantação das diversas ordens e movimentos religiosos no território português desde as últimas décadas do século XI até às primeiras do século XVI, materializando distintas opções e vivências espirituais. Implantados inicialmente nas áreas rurais do Noroeste, mas acompanhando para Sul o avanço dos exércitos cristãos, Beneditinos e Cluniacenses, mais tarde Cistercienses, Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e Ordens Militares, não só apoiaram espiritualmente a monarquia, a nobreza e o povo, como ajudaram a conquistar, povoar e desenvolver economicamente o reino em formação. A partir dos inícios do século XIII, serão os Mendicantes e outras ordens como a dos Eremitas de São Paulo a responderem aos anseios do laicado de um mundo urbano mais rico, mas também mais desigual, que não cessará de gerar experiências de vida religiosa mais radicais. Depois de quase uma centúria de estagnação, as fundações recomeçarão em força nos finais do século XIV, ganhando todo o reino e as ilhas atlânticas que se vão descobrindo, devido ao movimento de reforma que se apoderou das ordens antigas e ao surgimento de novas ordens, como as dos Cónegos de São João Evangelista.
  • Isabel de Coímbra y los modelos de religiosidad reginal en los reinos ibéricos a fines de la Edad Media
    Publication . Rodrigues, Ana Maria S. A.
    Algunas reinas ibéricas sobresalieron por su religiosidad hasta ser veneradas como santas. Otras tuvieron una acción más discreta en este campo, como Isabel de Coímbra (1432-1455). En su corta vida, lo que impresionó a los cronistas fue la forma en que supo conciliar sus deberes de hija y de esposa en el conflicto que opuso a su padre, el infante Pedro, y su marido Afonso V de Portugal y que culminó en la muerte de aquél en armas contra el rey. Sin embargo, los documentos de la cancillería real nos enseñan que Isabel protegió a los desvalidos, mantuvo mujeres pobres y honradas, e impulsó la instalación en Portugal de una nueva congregación, la de San Juan Evangelista, dotándola de un nuevo convento en Lisboa. El ejemplo de Isabel de Coímbra, cruzado con los de otras reinas de su tiempo, nos permitirá definir los modelos de religiosidad disponibles para las reinas ibéricas medievales, que variaban según su posición en el ciclo de vida así como sus devociones personales.