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- Undergraduate nursing students’ competencies in disaster scenarios: from educational needs to curricula regulationPublication . Santos, Paulo Alexandre Figueiredo dos; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Berenguer, Sílvia Maria Alves Caldeira; Amendoeira, José Joaquim PenedosBackground: Nurses play a central role in disaster preparedness, so appropriate disaster-related education is essential. However, almost all Portuguese undergraduate nursing curricula do not address disaster situations. Objective: To understand nursing schools’ contribution to developing undergraduate students’ knowledge and skills in disaster scenarios and the existing constraints on integrating this content into undergraduate nursing curricula. Methodology: A qualitative study with methodological triangulation, including interviews and focus group, was carried out to explore the perceptions of 35 nurse teachers and 6 nurses with experience in health care provision in disaster scenarios, about integrating disaster-related content into nursing curricula. Results: The study reveals that disaster management and preparedness should be integrated into undergraduate nursing education to guarantee the effective development and more objective regulation of students’ skills in this area. Conclusion: Portuguese nursing schools need to promote and develop undergraduate training in disaster preparedness and a more inclusive and objective regulation of this area.
- Historical professionalization movements: the relationship between social disasters and modern nursingPublication . Santos, Paulo Alexandre Figueiredo dos; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Amendoeira, José Joaquim Penedos; Figueiredo, Amélia Simões; Berenguer, Sílvia Maria Alves Caldeira; Pereira, Maria Cristina Queiroz VazBackground: Nurses’ socio-professional affirmation becomes a reference in contexts of social disasters. Objective: To analyze the relationship between social disasters and the importance of the contribution of some nurses to designing/developing nursing as a profession at the end of the 19th century. Methodology: Although the methodological choices in the validation of the scientific nature of this historical study are based on historiography, the facts narrated and interpreted in this study were contextualized according to the historical period, which allowed the development of new meanings that define unities, totalities, series, and innovative relations within the documentary material itself. Results: Several nurses contributed to the development of nursing as a science. They practiced their profession in contexts with a common denominator: armed conflicts that translated into a scenario of social disaster, where the need to care for others was paramount. Conclusion: Contexts of social disasters unquestionably provided modern nursing with a field of action that brought it visibility and allowed its development as a discipline.
- Validação do diagnóstico de enfermagem angústia espiritualPublication . Berenguer, Sílvia Maria Alves Caldeira; Vieira, Margarida Maria da Silva; Carvalho, Emília Campos deIntrodução: Os diagnósticos de enfermagem constituem um julgamento clínico acerca das respostas humanas aos processos de vida e de saúde, enquadrado em domínios do conhecimento e das competências dos enfermeiros. A identificação de diagnósticos de natureza espiritual é dificultada pela subjetividade e complexidade do conceito de espiritualidade, não obstante os doentes sentirem necessidades espirituais. O diagnóstico de enfermagem angústia espiritual integra a NANDA-I desde 1978 e tem sido submetido a estudos de validação, com escassez de validação clínica que contribua para a melhoria do seu baixo nível de evidência. Objetivos: Realizar a validação de conteúdo e a validação clínica do diagnóstico de enfermagem angústia espiritual da NANDA-I; identificar a prevalência do diagnóstico na amostra de doentes com cancro submetidos a quimioterapia; conhecer a sensibilidade, especificidade e valor preditivo das características definidoras do diagnóstico. Metodologia: A validação baseou-se nos modelos de Richard Fehring. Decorreu entre fevereiro de 2011 e abril de 2012, em três fases distintas. A primeira fase consistiu na revisão integrativa de literatura acerca do conceito e dos indicadores clínicos de angústia espiritual. Na segunda realizou-se a validação de conteúdo com enfermeiros peritos portugueses e decorreu em simultâneo com a terceira fase, de validação clínica, através de entrevista a doentes com cancro submetidos a quimioterapia. Os doentes foram entrevistados para preenchimento de um formulário que, além das características definidoras, incluia três critérios de identificação do diagnóstico: a opinião do doente, o diagnóstico pela investigadora e um questionário de bemestar espiritual. Resultados: Da revisão integrativa de literatura obtivemos uma amostra de 37 artigos entre os quais foram identificados 10 estudos de validação e, entre estes, um estudo de validação clínica. Identificámos 35 indicadores clínicos de angústia espiritual. Foi realizada uma comparação semântica entre estes resultados e os da NANDA-I por investigadores em espiritualidade, da qual resultaram 40 indicadores para validação. Desta revisão resultou uma proposta de uma nova definição para o diagnóstico. Na fase de validação de conteúdo obtevese uma amostra de 42 peritos, dos quais 41 concordaram com a nova proposta para a definição do diagnóstico. Além da classe três do domínio 10, os peritos sugeriram outras classificações para o diagnóstico. Todas as características foram validadas: 18 principais e 22 secundárias. Na terceira fase, obtivémos uma amostra de 170 doentes. O doente típico foi do sexo feminino, católico, com 56,2 anos, com o diagnóstico há 24 meses e em tratamento há 15 meses. A prevalência de angústia espiritual foi de 40,8%. Foram validadas 16 características definidoras. As 12 características classificadas como principais obtiveram valores significativos de sensibilidade e de valor preditivo para o diagnóstico, sendo que 7 destas características não estão classificadas na NANDA-I, porque emergiram da primeira fase do estudo. A característica definidora mais sensível foi expressa sofrimento e a característica definidora mais específica foi falta de sentido na vida. Conclusões: O diagnóstico de enfermagem angústia espiritual da NANDA-I requer revisão da classificação a nível de domínio, classe, definição e características definidoras. A prevalência do diagnóstico confirma que os enfermeiros encontrarão doentes em angústia espiritual e necessitam reunir competências para intervenções adequadas. A validação clínica em outros contextos é fundamental no intuito de acrescentar mais evidência àquela reunida neste estudo e demonstrou ser um método que permite conhecer as características definidoras e o diagnóstico com maior precisão. Outros estudos de validação clínica contribuirão para o desenvolvimento da taxonomia e para a prática clínica, porquanto oferecem ao enfermeiro dados para a definição de diagnósticos num processo de cuidados que se espera eficaz e eficiente