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- Sex differences in response inhibition in young childrenPublication . Ribeiro, Filipa; Cavaglia, Rita; Rato, Joana R.Competence in inhibiting prepotent responses has been frequently shown to be higher in females than in males in both children and adults. However, not all the inhibitory tasks seem equally sensitive to sex at each age. We investigated sex differences in two developmentally appropriate inhibitory tasks, the EYT Go/No-go and the Shape School Inhibition Condition. Our sample consisted of 160 preschool children, 85 boys and 75 girls, ranging from 4 to 6 years old. Girls’ efficacy in inhibiting prepotent motor responses in the Go/No-go task was higher than boys’, but not in the verbal Shape School inhibition task. Sex differences in inhibitory tasks are discussed in light of the different task requirements.
- Relação entre linguagem e constituição psíquica em um caso de autismoPublication . Rodrigues, Rosa Vilela; Ribeiro, Filipa; Mineiro, AnaEsse trabalho trata-se de um estudo de caso de um menino de 2 anos e seis meses, com um diagnóstico psiquiátrico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendido no Grupo de Avaliação e Prevenção de Alterações de Linguagem (GAPAL/FCM/UNICAMP) e justifica-se devido à importância da intervenção precoce em casos em que há indicadores de risco psíquico. A partir de uma fundamentação psicanalítica, pode-se considerar a posição autista como uma recusa à entrada na ordem da linguagem, o que gera uma série de impasses para a constituição psíquica do sujeito. O estudo teve por objetivos discutir os efeitos na linguagem do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e analisar os recursos do manhês e da musicalidade como ferramentas na terapia fonoaudiológica. Conclui-se que o uso do manhês e da musicalidade, nos momentos fugazes de brincadeira compartilhada, foram estratégias terapêuticas importantes ao longo do atendimento fonoaudiológico.