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  • WRAITH: Seduction and glamour in advertising for luxury cars
    Publication . Magalhães, Luísa
    O objetivo deste estudo é apresentar uma análise semiótica de um spot de TV para o modelo de automóvel WRAITH, de Rolls Royce, usando a Teoria dos Signos de Charles Peirce e seu desenvolvimento da compreensão das categorias de signos de acordo com as relações entre estes e seus processos de conexão com os fenómenos do mundo. Propomos a leitura do spot de acordo com processos semióticos de semelhança nos seus vários graus. A hipótese de trabalho descreve a compreensão do spot e o significado simbólico do nome do modelo do automóvel, visando um público específico: os consumidores do mercado de luxo. O conteúdo visual do spot expressa uma tendência específica em empreendimentos criativos relacionados com questões de género na publicidade para os objetos que normalmente são vistos como brinquedos para adultos: carros de luxo. Os receptores absorvem visualmente o objeto desejado,assim como as suas características de energia, proteção, segurança e conforto que pertencem à marca esco-lhida - Rolls Royce.
  • Comunicação multimodal: o caso da abordagem sócio-semiótica às narrativas transmediáticas
    Publication . Magalhães, Luísa
    O presente trabalho foca a comunicação multimodal e, em particular, uma abordagem transmediática de narrativas (storytelling cf. Jenkins 2006). Embora ancorado na tradicional semiótica narrativa referida em cima, situa-se, mais especificamente, no campo da sócio-semiótica (cf. Kress e Van Leewven 1996; 2010), debruçando-se sobre os modos e meios de expressão e de recepção de mensagens. Metodologia: A investigação qualitativa seguiu três passos metodológicos, primeiro faz-se a exposição do percurso teórico seguido, depois identifica-se a bibliografia relevante em linguística cognitiva, para acompanhar a determinação dos diferentes modos elencados para análise e, finalmente, usa-se o conceito de convergência aplicado à comunicação multimodal, a partir da abordagem sobre metáfora conceptual antes indicada como processo cognitivo de relevância semiótica. Estes pressupostos teóricos foram aplicados na análise de diferentes representações do fenómeno Harry Potter, nas suas diversas e convergentes ocorrências materiais. Análise: A análise executada confirma que os processos narrativos enquanto textos transmediáticos conseguem criar um ambiente ficcional abrangente, aberto a múltiplos contextos de interpretação e de reformulação, sendo capazes de mobilizar mecanismos de significado convergente e narrativas sequenciais que funcionam em multiplataformas de acesso frequente para uma larga audiência (Jenkins 2006). Partindo do conceito de modo introduzido por Kress e Van Leewen (1996), apresenta-se uma proposta de carácter sócio-semiótico que foca a comunicação multimodal (cf. Kress 2010) e se cruza com a teoria da metáfora conceptual introduzida por Lakoff e Johnson (1980), criando estruturas de convergência entre vários meios de acesso a cada objecto narrativo (Jenkins 2006). Discussão: Explora-se o universo narrativo de um produto utilizando os mecanismos transmediáticos, destacando uma questão de experiência cognitiva, mais do que de uso, dado que cria compromissos e desafios interpretativos que são necessários a ambos, autores e audiências (Scolari 2009). Ilustra-se esta abordagem com o exemplo das narrativas criadas à volta da personagem de Harry Potter (Rowling 1997-2007), caso em que se parte de uma série de livros e jogos analógicos, que, por sua vez, estão na origem de uma extensa produção mediática, jogos digitais e plataformas online com participação activa de comunidades de fãs do personagem. Conclusão: O estudo apresentado demonstra a pertinência do estabelecimento da proposta, sublinhando-se o carácter multimodal e, simultaneamente, transmediático das actuais formas de criação e acesso aos textos narrativos. A série pode ser considerada um exemplo significativo de narrativas transmediáticas no sentido de Jenkins (2006), dado que promove todo um conjunto de modalidades e possibilidades de representação numa variedade de suportes.