Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Pedagogia e medidas de reinserção social : o caso do rendimento social de inserção (RSI)
    Publication . Lemos, Diana Isabel Amaral Dias; Baptista, Isabel Maria de Carvalho
    Esta dissertação que tem como título “Pedagogia e Medidas de Reinserção Social: o caso do Rendimento Social de Inserção (RSI)” e que conduz ao grau de Doutoramento em Ciências da Educação – área de especialização em Pedagogia Social, diz respeito a um estudo que procurou compreender de que forma acontece a intervenção socioeducativa, a nível local, tendo por base o que se encontra previsto na medida de inserção social: Rendimento Social de Inserção (RSI). Do ponto de vista teórico, este trabalho enquadra-se no campo científico e académico da Pedagogia Social que, enquanto Ciência da Educação, se refere aos processos de educação e formação ao longo da vida, na perspetiva da solidariedade e da inclusão social. Para o efeito, recorreu-se a autores de referência que permitiram compreender e aprofundar a Pedagogia Social, assim como a diversos documentos legislativos e regulamentares que possibilitaram o enquadramento das políticas sociais, nos contextos português e europeu, desde os anos 1970 até à atualidade. Do ponto de vista empírico, esta investigação situa-se no paradigma fenomenológico-interpretativo e tem por base o recurso à pesquisa e análise documental e à inquirição direta de atores, realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os dados recolhidos e analisados, considerando os objetivos deste estudo, permitiram-nos legitimar conclusões relativas às perceções dos atores sobre princípios, valores e práticas no âmbito da medida RSI, bem como às práticas de acompanhamento que configuram a sua intervenção, sugerindo a necessidade de promoção de iniciativas de capacitação sociopedagógica junto destes atores.