Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Intervenções de enfermagem promotoras da adaptação da criança/jovem/família à hospitalização: uma scoping reviewPublication . Barros, Inês; Lourenço, Margarida; Nunes, Elisabete; Charepe, ZaidaObjetivo: Identificar o processo de adaptação da criança e família à hospitalização e mapear as intervenções de enfermagem promotoras da adaptação à hospitalização da criança/jovem/família. Método: Elaboração de uma Scoping Review com base no Joanna Briggs Institute (2014). Critérios de inclusão - População: Criança, Jovem (0-18 anos); Conceito: Intervenções promotoras da adaptação e Contexto: Hospitalização. Os estudos considerados foram estudos quantitativos, qualitativos e revisões sistemáticas. Pesquisa de artigos em três bases de dados eletrónicas – PUBMED, MEDLINE e CINAHL. Critério de selecção: datados entre 2012 e 2019 e em regime full text. Línguas de inclusão: Português e Inglês. Resultados: Foram analisados 14 artigos, salientando-se que o desenho de estudo incluem 2 revisões sistemáticas da literatura, 7 estudos qualitativos e 5 quantitativos. Os resultados da análise foram organizados por temas: adaptação da criança à hospitalização, adaptação dos pais à hospitalização e estratégias promotoras de adaptação à hospitalização. As intervenções dirigidas à criança centram-se no fortalecimento dos mecanismos de enfrentamento e no aumento da segurança, tendo estas sido categorizadas em estratégias comunicacionais; atividades lúdicas/brincar e atividades de relaxamento; promoção da esperança e estratégias de coping. Conclusão: As intervenções de Enfermagem promotoras da adaptação à hospitalização mapeadas visam diminuir a ansiedade e stress da criança/família, aumentando a capacidade para receber informação, participar nos cuidados e em decisões. Destacam-se a brincadeira terapêutica, informações antecipatórias, técnicas de relaxamento, distração, humor, musicoterapia, kits de adaptação, grupos terapêuticos e estratégias promotoras de esperança.
- Hope promoting interventions in parents of children with special health needs: a scoping reviewPublication . Carvalho, Matilde; Lourenço, Margarida; Charepe, Zaida; Nunes, ElisabeteThe concept of hope has been identified as central to nursing and have gained visibility in the caring of children with special health needs and their families. With the emergence of new challenges in pediatric nursing and knowing the needs and adversities parents are facing in their daily life, interventions that promote hope should be highlighted. Objective: to map the interventions that have been implemented and evaluated to promote hope in parents of children with special health needs. Method: a scoping review was held, following Joanna Briggs Institute methodology, in the databases Pubmed, CINHAL complete and SciELO, in portuguese, english and spanish and in the time window from 2008 to 2018. Results: Seven studies were included in this review. The research that was found is mostly qualitative, dispersed in time and differentiated in terms of conceptual framework. Mostly evaluated in individuals, the studies encompass either group and individual interventions, with a large variability of contexts and intervention characteristics. Conclusion: discussions about hope promoting interventions in pediatric nursing care are currently occurring, the need for more research persists for the validation of hope promotion interventions in parents of children with special health needs.