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  • Stéphane Mallarmé, um moderno clássico – notas sobre “Erechtheus. Tragédie par Swinburne” (1876)
    Publication . Cabral, Maria de Jesus
    Não raro hipostasiado pela crítica, o “modernismo” de Mallarmé não se esgota num complexo jogo de signos, nem num ensimesmamento frio e redutor, muito próximo de uma concepção autotélica da literatura. No seu artigo de 1876 sobre a adaptação da tragédia clássica Erechtheus por Ch. Algernon Swinburne, o poeta francês realça os aspectos inovadores da obra do seu congénere, adoptando um posicionamento que revela um fascinante equilíbrio clássico-moderno. Pelos laços inter e intra-textuais que este artigo estabelece com outros textos do mestre do Simbolismo, tanto da sua escrita de ficção como ensaística ou meta-discursiva, vemos quanto o tema do teatro pesa no seu projecto mais vasto de literatura, onde é constante a tentativa de decifração do mistério do mundo através da linguagem. Frequently, Mallarmé’s modernism is referred to critics as a complex game of signs and as a closed concept of literature. In his 1876 article about the adaptation of the classical tragedy Erechtheus by Ch. Algernon Swinburne, the French poet valued the innovative aspects of Swinburne’s works, adapting a position which revealed a fascinating classical-modern equilibrium. Due to the inter and intratextual ties that this article created alongside other Mallarmé’s fictional and meta-discursive texts, we discover how the question of theatre influenced his global project of literature. A project which attempted to decipher the mystery of the world through language.