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- Avaliação do nível de empoderamento comunitário de um ACeS para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagemPublication . Melo, Pedro; Bastos, Joana; Rodrigues, João; Maciel, Cândida; Pinto, Dulce; Figueiredo, Maria; Pinto, Carlos; Telles de Freitas, CláudiaIntrodução e objetivos: O Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) permite integrar na decisão clínica dos enfermeiros, o empoderamento comunitário como processo e como resultado na comunidade como unidade de cuidados. Para avaliar o empderamento comunitário como resultado, Laverack em 2005 desenvolveu uma escala que avalia nove domínios que enformam o empoderamento de uma comunidade. No contexto de um projeto de investigação relacionado com a aplicação do MAIEC numa comunidade organizativa, tendo como epicentro uma Unidade deSaúde Publica (USP), pretendemos identificar o nível de empoderamento comunitário do ACeS para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem. Metodologia: Desenvolvemos a tradução para português da Empowerment Assessment Rated Scale desenvolvida por Laverack em 2005 e através de uma sessão de grupo focal com todos os enfermeiros responsáveis das diferentes unidades funcionais do ACeS, assim como a Direção de Enfermagem, a coordenação da USP e o Diretor Executivo do ACeS, promovemos a validação cultural da escala para um ACeS e avaliamos o nível de empoderamento comunitário para a promoção da vigilância epidemiológica de diagnósticos de enfermagem relacionados com o Diagnóstico Local de Saúde desenvolvido pela USP. Resultados e Discussão:identificamos um baixo nível de empoderamento comunitário na participação comunitária e estruturas organizativas, permitindo graficamente entender as metas a estabelecer num processo colaborativo com a comunidade, para o seu desenvolvimento, através da aplicação do MAIEC. Conclusões: A versão portuguesa da Empowerment Assessment Rated Scale, adaptada para uma comunidade ACeS, que designamos de Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário, versão ACeS (EAvEC-ACeS) é uma ferramenta importante para avaliar o empoderamento como resultado da intervenção do enfermeiro, com a aplicação do MAIEC.
- Descriptive study of children’s nutritional status and identification of community-level nursing diagnoses in a school community in AfricaPublication . Melo, Pedro; Sousa, Maria Isabel Costa de; Dimande, Matilde Mabui; Taboada, Sónia; Nogueira, Assunção; Pinto, Carlos; Figueiredo, Maria; Nguyen, Tam; Martínez-Riera, José RamónEffectively responding to children’s nutritional status and eating behaviors in Mozambique requires a community-based care approach grounded in sound nursing research that is evidence-based. The Community Assessment, Intervention, and Empowerment Model (MAIEC) is a nursing theoretical model that is based upon clinical decision-making for community health nurses using communities as a unit of care. We used the MAIEC to identify a community-based nursing diagnosis to address children’s nutritional status and eating behaviors in Mozambique. Objectives: (1) to conduct a descriptive study of children’s nutritional status and eating behaviors in a school community in Mavalane, Mozambique, and (2) to identify a community-based nursing diagnosis using the MAIEC clinical decision-making matrix in the same school community. Method: a cross-sectional, quantitative study was conducted to assess the nutritional status of children using anthropometric data, including brachial perimeter and the tricipital skinfold, and standard deviation for the relation of weight–height, in a sample of 227 children. To assess community management of the problem and identify a community-based nursing diagnosis, we surveyed 176 parents/guardians and 49 education professionals, using a questionnaire based on the MAIEC clinical decision matrix as a reference. Results: malnutrition was identified in more than half of the children (51.3%). We also identified a community-based nursing diagnosis of impaired community management related to the promotion of child health and healthy eating evidenced by the lack of community leadership, participation, and processing among more than 70% of the community members (parents/guardians and education professionals). Conclusion: a nursing diagnosis and diagnostic criteria for nutritional status and community management were identified. The need to intervene using a multidisciplinary public health approach is imperative, with the school community as the unit of care. In addition, reliable anthropometric data were identified as important criteria to complement the nursing diagnosis and guide future public health interventions.