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- Inovando a aprendizagem através da utilização do método simulação em unidades curriculares teóricas no curso de administraçãoPublication . Bezerra, Sefisa; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Dias, EduardoNa educação, atualmente, existem várias metodologias sistematizadas para promover a aprendizagem ativa que estão se consagrando nos meios acadêmicos, principalmente nas ciências aplicadas. Dentre elas está o Método de Simulação, que consiste em explorar técnicas, habilidades e alguns aspectos comportamentais do aluno, utilizando a sala de aula como um modelo de representação de um ambiente empresarial. Esse estudo pretende apresentar a importância da prática da aprendizagem Simulação como um recurso complementar em disciplinas que, a rigor, seriam tratadas como unidades curriculares somente teóricas, criando valor agregado pelo esforço mental e criativo tanto do aluno como do professor. Estudo de natureza qualitativa com abordagem vivencial onde apresentamos relatos de aprendizagem sem a pretensão de gerar conclusões sobre a temática. Devemos mencionar alguns de seus benefícios como: a intensa participação e interesse dos alunos como agentes do processo de aprendizagem e descoberta, tendo, naquele momento experimentado sucessos e fracassos em virtude do desenvolvimento do exercício da tomada de decisão, a ativação de fatores motivacionais nos alunos, a possibilidade de perceberem e usarem seus aspectos comportamentais de liderança e de desenvolvimento de equipes, a percepção da ambiência do experimento, além do uso eficiente dos escassos recursos físicos, materiais, tecnológicos e do tempo.
- A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporâneaPublication . Leonido, Levi; Licursi, Beatriz; Cardoso, Mário; Rodrigues, João; Morgado, ElsaA poesia e a música sempre foram expressões artísticas que se entrelaçam desde a antiguidade utilizando técnicas semelhantes para se realizarem formalmente. Na contemporaneidade, a arte musical deu origem a uma teoria romântica da música, espelho da evolução do movimento romântico nos seus pontos essenciais, pois as palavras sendo insuficientes, não podiam dizer o inefável, mas apenas sugeri-lo de forma aproximada, então cabendo à música instrumental, música sem palavras, transmitir sentimentos e estados de alma. Compreender o entrelaçamento entre poesia e música por intermédio dos estudos melopoéticos permite identificar tanto os pontos de convergências quanto as divergências entre as duas artes e desta forma o estudo objetiva analisar o entrelaçamento da estética artística na poesia musical e na música poética.
- From incidence to strategy: a systematic review in playing-related musculoskeletal disordersPublication . Cardoso, Mário; Morgado, Elsa; Leonido, LeviThe intense performance and repetitive movements for a long period of time contribute to the developing of musculoskeletal disorders in instrumental musicians. This study aims to identify the major musculoskeletal disorders in the practice of the musical instrument and reflect on strategies to be used in the music teaching and learning process to reduce the risk factors for future musculoskeletal disorders. A systematic review of English and non-English articles using PubMed, Web of Science, and Scopus from 2015-2019. Additional studies were identified by searching abstracts presented at Medical Problems of Performing Artists (2015-2019) and Psychology of Music (2015-2019). Search terms included a combination of the keyword's musculoskeletal disorders, instrumental musicians, and music (n=187). From the systematic analysis pain, disabilities of the arm, shoulder, hand, neck, back and shoulders and temporomandibular, cervical muscle disorders and postural asymmetries are the major musculoskeletal disorders in the practice of the musical instrument. It is important to define preventive strategies to prevent and reduce the development of PRMDs in practitioners and performers.
- A música para teatro: da subjetividade da escolha à literacia do espetadorPublication . Leonido, Levi; Cardoso, Mário; Quixadá, Sefisa; Viana, Rebeca; Morgado, ElsaA subjetividade da escolha relaciona-se intrinsecamente com a intenção e o resultado esperado desta junção de linguagens artísticas que, a serem bem conseguidas, são complementares e até mesmo unas no seu todo e produto mas que, a não acontecer, pode redundar na simples destruição / destituição de dois universos comunicacionais e artísticos que se podem separar perfazendo a diminuição da perceção da intencionalidade de qualquer escolha musical, quer no complexo plano da criação (banda sonora original) quer no plano da simples adaptação musical. As regras, quando deliberadamente quebradas pela via de uma intencionalidade artística associada podem resultar em algo de magnifico mas que deverão prevalecer, apenas e só, quando o individuo que decide tecnicamente sobre esta matéria (independentemente da sua função) saiba, minimamente, a matriz e as regras de uma escolha como acrescento de algo ao objeto artístico que se quer comum. Mesmo assim, tudo é plausível e justificável se sustentado por uma intencionalidade artística e objetiva que provoque (ou tente) uma sensação, uma emoção ou transmitir algo inesperado, improvável ou até mesmo adverso e distinto em termos de linguagem artística das partes (e / ou entre partes). Mas tudo o que cada espetador, independentemente da sua literacia ou conhecimento artístico, possa sentir, percecionar ou imaginar podem, como seria espectável, dividir opiniões e por em causa (nem que no estrito universo da critica teatral ou musical formal) as escolhas ou, até mesmo, aplaudir de pé, uma escolha ou uma obra dirigida a um momento em particular. A subjetividade na escolha e na aceitação do objeto ou momento artístico interdisciplinar reina neste reino maravilhoso da arte em que pode ser possível juntar num universo tudo, o que dois universos podem constituir, dizer, expressar, ou simplesmente transmitir.
- As funções da palavra: a comunicação da Dabar pelo Logos nas narrativas evangélicasPublication . Rodrigues, João Bartolomeu; Leonido, Levi; Morgado, ElsaA palavra enquanto instrumento de comunicação, no Novo Testamento, na sequência da tradição veterotestamentária, onde a criação do mundo resulta da obediência ao ato declarativo, do fiat (faça-se) divino, onde a Dabar (Palavra) aparece como entidade criadora, tornando-se o instrumento de comunicação, por excelência, entre Deus e o seu povo, até ao Novo Testamento em que o Logos (Palavra) se identifica com o próprio Deus que incarna e se faz homem. A polissemia da palavra de Deus assume as funções da palavra humana, como palavra incarnada dirigida aos homens, convertendo-se no principal instrumento de comunicação evangélica, consignada nas narrativas neotestamentárias.