Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Realização acadêmica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em PortugalPublication . Veríssimo, Lurdes; Dias, Pedro; Santos, Elodie; Dias, SofiaO presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos problemas de internalização (ansiedade, depressão, queixas somáticas), avaliados por diferentes informadores (pais, professores e jovens), em função do nível de realização acadêmica, em alunos do ensino básico e secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1.510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria Achenbach System of Empirically Based Assessment validados para a população portuguesa, foram utilizadas a Child Behavior Checklist 6-18, a Youth Self-Report 11-18 e a Teacher Report Form 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com realização acadêmica baixa apresentam mais problemas de internalização do que alunos com realização acadêmica média e/ou elevada. No entanto, no 3º ciclo do ensino básico, na perspectiva dos próprios jovens, os alunos com realização acadêmica elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com realização acadêmica baixa. Estes resultados indicam-nos que, para além de os alunos com realização acadêmica baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para problemas de internalização, é necessário ter também especial atenção aos alunos com realização acadêmica elevada. Destes resultados decorrem implicações práticas relevantes para os contextos escolares, nomeadamente ao nível da consideração da relação entre a realização acadêmica e o bem-estar psicológico.
- Protective factors in the use of electronic media according to youth and their parents: an exploratory studyPublication . Campos, Luísa; Veríssimo, Lurdes; Nobre, Bárbara; Morais, Catarina; Dias, PedroThe use of electronic media (EM) by youths has been widely described in the literature, indicating the relevance of understanding the factors that can protect against its risks. We aimed to explore the protective role of participating in extracurricular activities (ECAs) and of parental mediation in the use of EM by young people. A total of 1413 people (729 students, aged between 11 and 17 years old, and one of their parents) participated in this study. Youths who engaged in ECAs spent significantly less time per week on EM and perceived that the use of EM devices had less of a negative impact. When parents and their children presented a congruent notion of how much time youth spent on EM, parents perceived EM to have less of a negative impact on their children compared to dyads with discrepant assessments. The hierarchical regression results indicated that regardless of time spent per week on EM, engaging in ECAs was a significant predictor of perceiving a less negative impact, playing a role as a protective factor regarding the use of EM. The ubiquity of EM reinforces the importance of the focus of this study, and its results contribute to creating specific guidelines for parental education and educational policies.
- Ser capaz: programa de promoção de competências socioemocionaisPublication . Veríssimo, Lurdes; Castro, Isabel; Costa, MarisaEste manual descreve as sessões do programa SER CAPAZ, um programa de estimulação de competências socioemocionais como o autoconceito, autocontrolo ou empatia. O programa é constituído por 12 sessões, foi desenhado para pré-adolescentes e adolescentes (2º e 3º ciclos) e concebido para ser implementado em contexto escolar. Neste manual encontrará a descrição das sessões bem com a respetiva fundamentação teórica e metodológica