Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Uso da IoT, big data e inteligência artificial nas capacidades dinâmicas e seus microfundamentosPublication . Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Andrade, António Manuel Valente de; Neto, Manoel Veras de SousaO objetivo do artigo foi descrever a utilização e importância de elementos da transformação digital (IoT, Big Data e Inteligência Artificial), como apoio aos processos dos microfundamentos das capacidades dinâmicas em organizações de uma capital brasileira. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Foram selecionados 53 questionários de gestores de negócio e TI. Foi identificado que na percepção de gestores de negócio e de TI os elementos da transformação digital, mesmo com a utilização relativamente baixa, principalmente da IoT e IA, com melhor destaque para Big Data, são avaliadas com importância, seja nos dias atuais, bem como na perspectiva até 2025, nos processos que envolvem as capacidades dinâmicas de analisar o ambiente (Sensing), aproveitar as oportunidades (Seizing) e gerir as ameaças e transformações (Managing Threats/Transforming). Com maior destaque do Big Data nos processos da capacidade dinâmica de aproveitar as oportunidades.
- As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educaçãoPublication . Magalhães, Andreia; Alves, José Matias; Andrade, AntónioA Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.
- Elements of digital transformation in dynamic capabilities in a Brazilian capitalPublication . Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Andrade, António Manuel Valente deThe objective of the article was to describe the use and importance of elements of digital transformation (IoT, Big Data and Artificial Intelligence) as support for processes of dynamic capabilities in organizations of a Brazilian capital. A research is characterized as exploratory and descriptive, with a quantitative approach. 53 questionnaires were selected from business managers and IT managers. It has been identified that in the perception of business and IT managers the elements of digital transformation, even with relatively low information, mainly from IoT and IA, with a better focus on Big Data, are evaluated with importance, both nowadays, as well as in practice, up to 2025, in processes involving the dynamic capabilities of analyzing the environment (Sensing), seizing opportunities and managing as threats and transformations (Managing Threats / Transforming). With greater emphasis on Big Data in the processes of the dynamic ability to seize as opportunities.
- Dynamic capabilities and their relations with elements of digital transformation in PortugalPublication . Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Andrade, António Manuel Valente deThe objective of the article was to identify as relations between IoT, Big Data and Artificial Intelligence with the microfoundations of the dynamic capabilities. It was characterized as an exploratory, descriptive and inferential research, with a quantitative approach. In non-parametric tests (Chi-square / Spearman correlation), in Portuguese companies, totaling 137 respondents with valid questionnaires (only business and IT managers) were applied. It has been shown that as 3 technologies, IoT, Big Data and IA, in different proportions of performance, are large in the 3 microfoundations of our dynamic capabilities. The highlight was for the performance presented by Big Data in the Seising microfoundation. The highest correlations were observed for the Seising microfoundation, with emphasis on the strong correlation between IoT and Big Data and moderate correlations between Big Data and AI.
- Impact of the internet of things on 3rd cycle students motivation in an interdisciplinary approach to sciencePublication . Magalhães, Andreia; Andrade, António; Alves, José MatiasRecognizing in Iot an advantage to make teaching evolve to a model based on the development of competences, which requires students to play a more active role, it is intended, using a mixed methodology, to study its impact on 3rd cycle student motivation, in an interdisciplinary approach to science. Thus, through surveys, student questionnaires and focus group interviews with teachers, the obtained data show that students, in general, remain motivated. This brings numerous benefits to its development, leading to greater autonomy in the acquisition of knowledge.
- SOLL: Smart Objects Linked to Learning: educational platform with the Internet of ThingsPublication . Magalhães, Andreia; Andrade, António; Alves, José MatiasThe Internet of Things (IoT) is a network made up of various objects and devices connected to the Internet, that emerge with great potential for Education. In this sense, we intend to present the SOLL project: Smart Objects Linked to Learning, which is a learning, interactive, dynamic and interdisciplinary platform, supported by a set of technologies that collect and store data, from a greenhouse, for later interdisciplinary analysis. Thus, in this article, the architecture of the platform is exposed, and we also present a description of the components used to create this learning environment and a reflection on the provided learning.
- Uso da IoT, big data e inteligência artificial nas capacidades dinâmicas: um estudo comparativo entre cidades do Brasil e de PortugalPublication . Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Andrade, António Manuel Valente deO artigo teve como objetivo identificar as relações entre IoT, Big Data e Inteligência Artificial com os microfundamentos das capacidades dinâmicas, em organizações localizadas na Cidade do Porto-Portugal e Natal-Brasil, e comparar os resultados obtidos nas duas localidades. A pesquisa caracteriza-se como exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Foram selecionados 190 questionários válidos, 53 questionários de Natal e 137 de Porto. A pesquisa realizada foi relevante para comparar o desenvolvimento empresarial tecnológico em Portugal e no Brasil, demonstrando como está ocorrendo o processo de transformação digital nas diferentes localidades, e como essa transformação contribui para as capacidades dinâmicas. Foi observado que a tecnologia Big Data obteve maior percentual de desempenho atual em comparação as tecnologias IoT e IA. Ademais, a tecnologia IA, foi a ferramenta tecnológica que obteve as menores médias nas três capacidades dinâmicas avaliadas (sensing, seizing e managing threats), sendo pouco utilizado, principalmente em Natal. Analisando de forma macro, as empresas localizadas em Porto se sobressaem em comparação às localizadas em Natal, em todas as dimensões e capacidades. Contudo, quando avaliado a importância das tecnologias, atual e futura, foi detectado um potencial de desenvolvimento futuro no desempenho em todas as categorias analisadas, tanto em Porto como em Natal.