CEFi - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
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- Diálogos pela ciência: correspondência de Alexandre F. Morujão com a Escola de BragaPublication . Morujão, Carlos; Lóia, Luís; Cunha, Ana Cristina; Pimentel, Teresa DugosNeste livro, reúne-se uma parte da correspondência entre Alexandre Fradique Morujão e professores da Faculdade de Filosofia de Braga. As cartas abrangem cerca de trinta anos de vida académica e constituem um precioso documento para a compreensão da vida Universitária portuguesa (e, em particular, do ensino da Filosofia na Universidade) no início da segunda metade do século passado. A correspondência incide, sobretudo, sobre temas da filosofia alemã (em particular Kant e a fenomenologia de Husserl), a sua incidência na filosofia portuguesa e a renovação do pensamento filosófico em língua portuguesa que, para os autores das cartas, daí poderia resultar. A correspondência comprova ainda o papel que, nessa renovação, jogaram a Faculdade de Filosofia e os seus professores. Nesta edição põe-se à disposição de investigadores e estudiosos um acervo documental de inegável valor e interesse.
- Redenção e escatologia. Estudos de filosofia, religião, literatura e arte na cultura portuguesa: idade contemporâneaPublication . Dimas, Samuel; Epifânio, Renato; Lóia, LuísO terceiro volume de Redenção e Escatologia contém a investigação realizada no âmbito de um projeto interdisciplinar sobre os temas da salvação do homem e da consumação do mundo na cultura portuguesa da contemporaneidade. A reflexão aborda os temas da morte, da imortalidade e da plenitude, nas filosofias e nas espiritualidades hebraica, islâmica, cristã e budista da cultura religiosa contemporânea, tendo em consideração o problema da relação entre a providência divina e a liberdade humana. Atende às questões da imortalidade e da justiça divina, sob a imagética do inferno e do paraíso, na filosofia e literatura do nosso tempo, tendo em consideração a coexistência entre o desenvolvimento científico, o depósito da fé das religiões reveladas e a presença de doutrinas gnósticas e esotéricas de origem filosófica órfico-pitagórica e de origem religiosa persa. A configuração da realidade para a mundividência gnóstica fundamenta-se nas noções de Unidade divina originária, Queda na pluralidade da heterogeneidade mundana e restauração indiferenciada na Unidade absoluta perdida. Evidencia as racionalidades que dão corpo ao sentimento de imortalidade divina e à necessidade vital de encontrar sentido para a experiência da morte e para o destino escatológico do Mundo: a metafísica monista panteísta da degradação e da restauração ou da reintegração; a metafísica pluralista deísta da transcendência absoluta; a metafísica pluralista teísta da criação e da redenção; a metafísica pluralista teísta da criação e da manifestação. A configuração da realidade da mundividência cristã não se restringe à noção soteriológica da redenção do pecado e do mal, mas amplia-se à noção criacionista de desenvolvimento e manifestação num dinamismo de eterna e inventiva comunhão amorosa.
- Redenção e escatologia. Estudos de filosofia, religião, literatura e arte na cultura portuguesa: idade contemporâneaPublication . Dimas, Samuel; Epifânio, Renato; Lóia, LuísO segundo tomo do terceiro volume desenvolve uma reflexão filosófica e teológica sobre as noções religiosas de Redenção e Escatologia na cultura portuguesa da Idade Contemporânea. Atende à reação espiritualista deísta e teísta do pensamento português aos ateísmos, positivismos, agnosticismos e panteísmos da cultura dominante do final do século XIX e início do século XXI. Em alternativa à metafísica abstrata decadente, ao racionalismo neocriticista, ao neopositivismo lógico e à dialética materialista, ressurgem as propostas espiritualistas, na forma sincretista e esotérica, no modelo monista fenomenológico e panteísta, no modelo dualista deísta e na expressão teísta religiosa. Na mundividência cristã da nossa cultura, a ressurreição constitui-se como o acontecimento religioso mais significativo de resposta à procura de sentido para a origem e para o destino do homem e do Mundo, que em termos filosóficos é traduzido pela metafísica pluralista da criação e da redenção, na procura de uma correlação analógica entre a transcendência e a imanência de Deus.