Faculdade de Educação e Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Educação e Psicologia by Subject "(Des)vinculação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A escola pelos olhos dos alunosPublication . Moura, Ana Paula Lopes da Silva; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasAs escolas do século XXI integram alunos muito diferentes em vários domínios, uns com grande vontade de aprender e outros sem qualquer desejo. Este trabalho de investigação surgiu como forma de procurar responder a uma das nossas inquietações, enquanto docente do ensino básico, que se prende com os diferentes graus de envolvimento dos alunos com a escola, ou dito de outra maneira, a vinculação de uns e a desvinculação de outros. A metodologia utilizada consistiu na realização de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso descritivo e interpretativo, que pretende dar voz aos alunos. Procurar-se-á desta forma construir as perceções sobre as suas vivências e experiências escolares, nomeadamente no que diz respeito à escola em geral, às práticas curriculares em sala de aula, ao processo de avaliação, à relação pedagógica com os diferentes professores e inter-relação com restantes atores educativos. Para a recolha dos dados foi utilizada a técnica do focus group junto de dezasseis alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade, de uma escola pública localizada no centro do Porto. A análise destes dados permitiu-nos constatar que a (des)vinculação dos alunos face à escola, nesta faixa etária, é fortemente influenciada por dois fatores: por um lado o sentido atribuído ao trabalho escolar, e por outro lado, as expetativas, relativamente ao futuro, criadas em contexto familiar. Deste modo, verificamos que, tendencialmente, são os alunos pertencentes a um contexto familiar menos envolvido na dinâmica escolar, cujas expetativas dos seus pais e encarregados de educação, no que concerne ao sucesso educativo, são mais baixas, que apresentam um maior grau de desvinculação perante a escola. Concomitantemente, destacamos a importância da relação pedagógica e do sentido do trabalho escolar como veículos facilitadores dessa vinculação.