Faculdade de Educação e Psicologia
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Browsing Faculdade de Educação e Psicologia by Sustainable Development Goals (SDG) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
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- Aprendizagem organizacional em contexto de funcionamento de equipas educativas enquanto comunidades de aprendizagem : a progressiva emergência de uma metamorfose profissional e escolarPublication . Pinheiro, Generosa Pinto Silva Vilela; Alves, José MatiasA resposta aos desafios globais contemporâneos exige uma educação de qualidade, o que pressupõe uma transformação da estrutura organizacional da escola, a adoção de novos papéis e mentalidades dos seus atores e uma cultura de aprendizagem nos vários níveis da organização. Deste modo, as equipas educativas, a funcionar enquanto comunidades profissionais de aprendizagem, podem apresentar-se como uma mudança organizacional valiosa para a melhoria das escolas, configurando-se como um relevante objeto de estudo em educação. Embora, nas duas últimas décadas, tenha havido muita pesquisa sobre a temática das comunidades profissionais de aprendizagem, constata-se uma escassez de investigações que estudem tais comunidades como propulsoras da construção de organizações aprendentes, sendo, por isso, um campo que carece de aprofundamento. Esta tese inscreve-se nessa linha de investigação, procurando contribuir para a teoria, a investigação e a prática acerca da forma como a alteração de algumas estruturas organizacionais, nomeadamente a organização do ensino por equipas educativas, pode ter implicações na aprendizagem individual, coletiva e organizacional de uma escola. Neste sentido, adotamos um paradigma de investigação tendencialmente qualitativo, que operacionalizamos através de um estudo de caso instrumental, em que conjugamos uma abordagem quali-quanti. Articulamos uma estatística descritiva de dois questionários, objetos de uma descodificação e interpretação estrutural e semântica, com uma análise de conteúdo de entrevistas, grupos de discussão focalizada, notas de um diário de campo, para aprofundarmos alguns contextos singulares e a perspetiva de atores individuais. Apresentamos cinco estudos relacionados, centrados na análise das dinâmicas de funcionamento das equipas educativas e dos seus efeitos. O estudo 1 consiste numa revisão de literatura, do tipo scoping review, sobre as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas comunidades profissionais de aprendizagem em meio escolar. Este estudo dá suporte aos estudos 2, 3 e 4. O estudo 2 apresenta o funcionamento das equipas educativas enquanto comunidades profissionais de aprendizagem, assim como os seus efeitos nos seus membros, nas práticas de sala de aula e nas culturas de escola. No estudo 3, focamo-nos nestes mesmos efeitos despoletados, desta vez, pela atuação dos coordenadores das equipas educativas, enquanto líderes intermédios. O estudo 4 centra-se na análise das interações colaborativas entre os professores das equipas educativas e no seu contributo para a aprendizagem profunda dos mesmos. Com o estudo 5, um estudo guarda-chuva, procuramos focar-nos na metodologia usada na nossa investigação, para revelarmos a importância do diário de campo na desocultação de algumas tensões e no aprofundamento dos resultados apresentados. Estes estudos permitiram-nos concluir que uma alteração de estruturas organizacionais é uma condição imprescindível para a melhoria na educação, mas insuficiente. É necessária uma mudança de crenças dos atores e uma colaboração que proporcione uma aprendizagem profunda. Uma mudança substancial da educação, no âmbito da organização educativa, requer, pois, uma ação conjugada ao nível da estrutura, das lideranças intermédias, das crenças e das culturas profissionais.
- Emergência relacionada com o uso de substâncias psicoativas em ambiente recriativo : emergências psicológicas e emergências médicasPublication . Teles, Ana Carolina Carvalho de Oliva; Carvalho, Maria Carmo de AzevedoO presente estudo tem como objetivo descrever as emergências médicas associadas ao uso de substâncias psicoativas em ambiente recreativo com ênfase nos riscos médicos e psicológicos, situações e fatores que levam ao seu agravamento. Esta investigação qualitativa parte de um estudo de caso coletivo onde foram analisados documentos preenchidos pelos profissionais que realizaram a intervenção dos participantes atendidos num serviço de emergência psicadélica de um festival de música e cultura psicadélica em Portugal, no ano de 2023. Num total de 409 casos atendidos no serviço de emergência psicadélica, 36 encontravam-se em emergência médica, sendo que houve a necessidade de reencaminhamento para serviços médicos mais especializados em 10 casos. Nesta amostra (n=36), os resultados evidenciam uma marcada tendência pelo policonsumo e sobredosagens, práticas que se apresentam como fatores de risco para consequências adversas pelo impacto que tem, simultaneamente, nos diversos sistemas do organismo. Concluiu-se que as principais alterações a nível do estado mental e físico são uma agitação psicomotora, delírios, humor ansioso, conteúdo do pensamento desorganizado, inquietação grave e consciência deprimida. Assim, ansiolíticos e antipsicóticos foram as principais medicações administradas e as principais estratégias de intervenção foram de suporte psicológico e fornecer um espaço com baixa estimulação para descansar.