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- Conflict management strategies as moderators of burnout in the context of emotional laborPublication . Rodrigues, Anabela; Francisco, Micaela; Oliveira, Íris M.; Leite, Ângela; Lopes, SílviaThis study explores the relationship between emotional labor and burnout, focusing on the moderating role of conflict management strategies. A total of 233 employees from diverse sectors in Portugal participated in this cross-sectional investigation. We employed the Emotional Labor Scale (ELS) and the Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) to quantitatively assess emotional labor and burnout levels. Additionally, the study examined conflict management practices in the workplace using the Conflict Management Strategies Assessment Scale (ROCI-2). The findings reveal that participants reported high emotional labor and burnout levels and a positive correlation between these constructs. As expected, conflict management strategies were found to moderate this relationship. Additionally, participants reported employing collaborative approaches as the most frequent conflict management strategy. These results underscore the urgent need for organizations to implement targeted conflict management training programs and psychological and emotional support initiatives to alleviate the adverse effects of emotional labor on burnout. By fostering healthier workplace environments, organizations can enhance employee well-being and productivity.
- Ideais de beleza e dinâmicas de género no jornalismo televisivo : o caso das pivôs da SICPublication . Marques, Patrícia Teixeira Belo; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffEsta dissertação explora o impacto dos ideais de beleza nas desigualdades de género no âmbito do jornalismo televisivo, com particular enfoque nas pivôs femininas da SIC. Esta examina como os padrões sociais de beleza contribuem para os desafios profissionais que as mulheres enfrentam numa indústria onde a aparência desempenha um papel crucial. A investigação começa por definir a beleza e o género, explorando como os ideais de beleza evoluíram e se cruzam com os papéis de género, particularmente no jornalismo. Em seguida, investiga as desigualdades de género na profissão, destacando como as mulheres sofrem uma pressão acrescida em comparação com os seus colegas do sexo masculino, tanto em termos de aparência como de credibilidade profissional, tendo como enfoque o jornalismo televisivo. O estudo utiliza métodos de investigação qualitativa, incluindo entrevistas com pivôs da SIC e um grupo de foco com o público do noticiário da SIC. Estes pretendem esclarecer, por um lado, como os padrões de beleza influenciam as carreiras das pivôs e, por outro, como as perceções do público sobre o conteúdo das notícias se altera mediante a aparência e o género dos pivôs. Constata que, embora as pivôs não sintam pressão explícita da empresa em relação à aparência, a pressão social internalizada e as expectativas do público afetam significativamente a sua experiência. O grupo de foco tende também a atribuir maior credibilidade às âncoras que estão em conformidade com os ideais de beleza tradicionais, reforçando as desigualdades de género na profissão. As conclusões realçam a necessidade da indústria do jornalismo televisivo desviar o seu foco da aparência para o talento, a diversidade e a integridade jornalística. A conclusão oferece sugestões para futuras pesquisas, defendendo investigações mais amplas sobre a forma como os padrões de beleza se cruzam com a raça, a idade e o tipo de corpo no jornalismo, bem como noutros campos. Esta dissertação contribui para as discussões em curso em torno da desigualdade de género e da necessidade de reforma dos media, promovendo um ambiente mais inclusivo, equitativo e centrado nas competências profissionais.
- Liberdade e livre arbítrio : o contributo da EMRC para uma reflexão em contexto escolarPublication . Mateus, João Paulo dos Santos; Pereira, Américo José Pinheira; Ambrosio, Juan Francisco GarciaO presente trabalho é resultado da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada na Escola D. Dinis em Leiria e aconteceu no ano letivo de 2019/20 com a turma F do 8º Ano. É também o trabalho exigido para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Religiosas na variante de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Desenvolve-se em três capítulos e pretende ser um relatório do que foi a minha experiência neste estágio com a docência da Unidade Letiva de Referência sobre a Liberdade. O seu objetivo, para além de relatar um pouco do que foi a PES, pretende refletir o que foi a minha investigação sobre o tema de modo a adquirir melhores competências para a sua lecionação. No primeiro capítulo faço uma pequena reflexão sobre o ensino religioso na escola pública e o caráter opcional da disciplina de EMRC. Reflito, igualmente, sobre o perfil do professor de EMRC pelas caraterísticas peculiares que a disciplina tem e que faz dos professores também “um pouco diferentes” dos seus colegas de outras disciplinas. Após uma pequena caraterização da escola, faço também a caraterização da turma onde ocorre a PES. Ainda neste capítulo descrevo a preparação, planificação e como ocorreram as aulas da Unidade Letiva de Referência, com uma pequena reflexão sobre elas. Pelo facto de as aulas presenciais terem sido interrompidas por causa da pandemia, divido a descrição em aulas presenciais e aulas on-line, pelas caraterísticas totalmente diferentes umas das outras. No segundo capítulo está refletida a investigação que fiz acerca da definição e noções de liberdade e livre arbítrio. A liberdade é um conceito de uma amplitude enorme e um dos mais estudados. Socorri-me de dicionários e enciclopédias na procura de uma definição o mais consensual possível. Depois, procurei, em autores que considero influentes na construção do pensamento da cultura ocidental, o que dizem sobre a liberdade. Uns que são apologistas da total liberdade do Homem e outros que praticamente a negam na sua totalidade. Decorrente destas noções de liberdade coloquei a questão se será ou não o Homem livre. Concluí que, apesar da grande dificuldade em compreender o que é a liberdade, pode-se dizer que não só o Homem é livre como é uma das suas principais caraterísticas. No terceiro capítulo refiro-me à atividade prática que pretende consolidar aquilo que foi aprendido sobre liberdade e livre arbítrio e a diferença que existe entre estes dois conceitos, que são muito confundidos, nomeadamente pelos jovens destas idades. Trata-se de trabalhar a liberdade na adolescência a partir do caso da fuga de uma adolescente alemã para se alistar no exército do Estado Islâmico.
- O serviço social nas juntas de freguesia de Lisboa e a integração de pessoas idosas na comunidadePublication . Coelho, Maria Beatriz Santos; Vieira, Isabel Maria Paula Amada de FreitasA presente dissertação versa sobre as práticas dos assistentes sociais nas juntas de freguesia da cidade de Lisboa, destacando a sua contribuição para a promoção da integração e bem-estar das pessoas idosas na comunidade. Contextualizada a partir das autarquias locais em Portugal, definidas pela Constituição da República Portuguesa e moldadas por um quadro de descentralização de competências, esta investigação foca-se na atuação dos assistentes sociais, enquanto facilitadores de respostas sociais de proximidade, fundamentais para mitigar situações de vulnerabilidade social, promover a inclusão e garantir o acesso a direitos. Num cenário de crescente envelhecimento populacional, em que as pessoas com 65 anos ou mais representam uma proporção significativa da população portuguesa, as juntas de freguesia enfrentam o desafio de desenvolver políticas e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e a qualidade de vida dos idosos. Neste contexto, os assistentes sociais assumem um papel central, intervindo na conceção, implementação e avaliação de programas sociais direcionados para a integração comunitária dos idosos. Esta dissertação analisa as práticas desses profissionais, bem como a sua articulação com a rede de apoio social local e com políticas nacionais, na criação de ambientes favoráveis ao Ageing in Place. Este estudo utilizou uma metodologia de investigação qualitativa, incluindo, enquanto técnica de recolha de dados, a realização de entrevistas semiestruturadas a assistentes sociais, que exercem funções nas juntas de freguesia de Lisboa, permitindo um aprofundamento sobre as estratégias e desafios enfrentados na implementação de projetos para a população idosa. A análise e interpretação dos dados revelaram a importância de uma intervenção social integrada e coordenada, que valoriza as especificidades locais e que promove, de forma efetiva, a autonomia e a inclusão das pessoas idosas na comunidade.