Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Reputação organizacional e atração de novos associados : um estudo multistakeholder sobre o corpo nacional de escutasPublication . Moura, Maria Leonor Freire; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesEste estudo tem como objetivo compreender de que forma a reputação, o florescimento e a comunicação integrada de marketing influenciam a atração de novos associados ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), num contexto de crescente competitividade e digitalização. A investigação é relevante para a academia, para o setor e para o próprio CNE ao analisar a capacidade da associação se manter atrativa e relevante, considerando a perspetiva de stakeholders internos e externos. A principal questão de investigação que orientou o estudo foi: “Como é que a reputação, o florescimento percebido e a comunicação integrada de marketing influenciam a atração de novos associados ao Corpo Nacional de Escutas?”. A abordagem teórica centrou-se na revisão de conceitos relacionados com reputação organizacional, florescimento, e comunicação integrada de marketing, com foco na Teoria de Stakeholders e na aplicação destes conceitos a organizações sem fins lucrativos. Esta fundamentação proporcionou a base para a análise específica do CNE. Metodologicamente, o estudo exploratório e descritivo seguiu uma abordagem mista, que combinou métodos qualitativos e quantitativos. Foram realizadas entrevistas com stakeholders relevantes e foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de 590 participantes, tanto escuteiros como não-escuteiros. A combinação destes métodos, juntamente com a revisão da literatura, forneceu a base para efetuar as conclusões deste estudo. Embora a reputação do CNE seja globalmente positiva, existem áreas a melhorar, como a perceção externa sobre a ligação à Igreja Católica e a comunicação do papel educativo. Os níveis de florescimento percebido entre os escuteiros mostraram-se ligeiramente superiores aos dos não-escuteiros, destacando o escutismo como um fator que promove o desenvolvimento integral dos jovens. As conclusões indicam ainda que a comunicação integrada de marketing desempenha um papel crucial na atração de novos associados, mas que a estratégia comunicacional precisa de ser mais clara, acessível e abrangente, podendo estimular a maior utilização de estratégias de storytelling, branding e de awareness.
- Vulnerabilidade e pandemia : estudo das dinâmicas católicas na Europa do sul (2019-2021)Publication . Simas, Carlos Eduardo dos Santos; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesO estudo tem como base fundamental a Pandemia provocada pela COVID-19 que assolou todos os estrados da sociedade. O epicentro do nosso olhar nesta temática irá debruçar-se nos países da Europa do Sul: Itália, França, Espanha e Portugal. Mas não podemos esquecer as informações experimentadas e partilhadas nos variados cantos do globo. A busca de respostas face a um vírus desconhecido faz surgir várias inseguranças que suscita questões que requerem respostas rápidas das várias instituições governamentais e religiosas. É importante termos presente as questões sobre as consequências que surgiram, as políticas utilizadas como linhas orientadoras, os impactos e as desigualdades. Perante o clima pandémico e, para além da busca de soluções, é necessário olharmos para a vulnerabilidade e para a fragilidade como temas importantes que acabam por contribuir para o estudo das tensões e respostas nos vários sectores; na economia, na política, na sociedade, nas instituições religiosas. Num mundo onde a globalização nos entra pela porta adentro ficamos submetidos às mudanças de paradigma entre o mundo físico e o digital; nas políticas o nível nacional e supranacional e na sociedade entre liberdade e controlo.
- Autoestima, qualidade de vida e suporte familiar percebido pelos adultos mais velhos institucionalizados ou a frequentar o centro de diaPublication . Capela, Ana Filipa dos Santos; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente estudo tem como principal objetivo analisar se existem diferenças na autoestima, qualidade de vida e suporte familiar percebido entre os adultos mais velhos institucionalizados e os adultos mais velhos que frequentam o centro de dia. A amostra deste estudo incluiu 83 participantes, 60 do sexo feminino (72.3%) e 23 do sexo masculino (27.7%), com idades compreendidas entre os 54 e os 98 anos (M = 82.47, DP = 8.43); dos quais, 44 dos participantes (53%) estão institucionalizados no lar e 39 (47%) frequentam o centro de dia. Foram utilizados três instrumentos de recolha de dados: o Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES), o World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-BREF) e o Inventário de Perceção de Suporte Familiar (IPSF). Usou-se, ainda, um plano descritivo-correlacional, dado que o foco deste estudo tem como base explorar as relações entre as variáveis e descrevê-las. Os resultados permitiram encontrar relações significativas, positivas e moderadas entre a autoestima e a qualidade de vida. Encontraram-se também diferenças significativas entre a dimensão afetiva consciente do suporte familiar e o estado civil. Ao contrário do esperado, foram encontradas relações significativas, negativas e fracas entre o suporte familiar percebido e a qualidade de vida e foi revelado que um maior suporte familiar percebido está associado a uma pior qualidade de vida.