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- Unlocking the potential of supercritical CO₂ for an efficient pancreatic tissue decellularization: a step towards an advanced cell therapyPublication . Sá, Simone C.; Pazmino, Carlos; Sá, Joana; Amorim, Sara; Ribeiro, Viviana P.; Costa, Raquel; Oliveira, Ana L.Introduction: Tissue decellularization is a procedure that removes cellular and antigenic material from specific tissues, while preserving the extracellular matrix (ECM), with conditions tailored to the tissue's properties. The decellularized ECM is a promising material for cell-based therapies or for tissue defect repair through the development of scaffolds and membranes, among others. Pancreas is an organ that regulates the glucose levels in the bloodstream, primarily through insulin secretion by endocrine pancreatic β-cells. Diabetes type 2 settles on the insufficient secretion of insulin, and the consequent increase of glucose in the body. Extensive research is being conducted to find alternatives to overcome this condition, particularly on cell-based therapies, that deliver viable and functional β-cells and restore insulin production to regulate blood glucose levels effectively. Objectives: This study aims to develop and validate a decellularization protocol for porcine pancreatic tissue using Supercritical CO₂ (scCO2) technology as an innovative alternative to solvent-based processes, offering high transfer rates, diffusivity, chemical inertness, and non-toxicity [3]. Three protocols were tested: Traditional decellularization method using detergents; scCO₂-based decellularization protocol; Hybrid protocol combining both technologies. Conclusions: Results suggest that scCO₂ is the most efficient method for porcine pancreatic tissue decellularization, reducing DNA below 50 ng/mL in four cycles and achieving near-complete removal by the fifth. The traditional + scCO₂ approach also meets the threshold in four cycles but retains more residual DNA than scCO₂. This highlights scCO₂ as a faster and more effective method, fully decellularizing tissue in 20 hours, while the traditional method takes 27 hours 30 minutes and remains incomplete.
- Documentação e intervenção de conservação e restauro da obra Radiologias (1979), de Silvestre Pestana : a obsolescência tecnológica e a conservação de radiografiasPublication . Lafuente, Francisca Carneiro de Brito de; Teixeira, Joana Cristina MoreiraPerante o carácter multidisciplinar da Arte Contemporânea e a variedade de materiais pouco estáveis e não convencionais empregues nas obras, o conservador-restaurador é frequentemente confrontado com desafios que advêm da procura constante pelo desenvolvimento de novas conceções artísticas. Nesse sentido, a obra Radiologias (1979), do artista português Silvestre Pestana (1949, Funchal, Madeira), pertencente à coleção da Fundação de Serralves (Porto, Portugal), fruto do compromisso do artista para com as inovações tecnológicas, revelou-se um caso de estudo pertinente, uma vez que integra um sistema de iluminação composto por várias lâmpadas de halogénio tubulares que já não são fabricadas e comercializadas, assim como radiografias em progressivo estado de degradação. Por consequência, a presente dissertação visa definir e testar estratégias de conservação que permitam contornar a obsolescência tecnológica e a degradação das radiografias, sendo que, para tal, foi produzida documentação exaustiva e detalhada da obra e concebido um sistema de iluminação LED alternativo ao sistema original.
- A liberdade, um bem maior : a partir da UL3, do 8.º anoPublication . Garcia, Artur Jorge do Espírito Santo Correia; Tuna, Cátia Sofia Ferreira; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáEste trabalho procura ressaltar todo o processo pedagógico ao longo do ano letivo 2021/2022. Refiro-me às planificações bem como os relatórios, reflexões e atividades realizadas. Foi um ano difícil no qual aprendemos como preparar as aulas e como comunicar corretamente com os alunos e passar a mensagem pretendida. Aprendemos também que o exemplo é algo de extrema importãncia pedagógica e deve ser utilizado para transmitir bem as matérias (conteúdos) já planificados. Estar numa sala de aula e trabalhar com os meus colegas de estágio e a professora cooperante foi enriquecedor. Aprendi muito com todos eles: a ser pontual, a preparar e planear as aulas, a ajudar a realizar as atividades e a ser sempre positivo. Como nunca tinha lecionado, os conselhos da professora cooperante e da professora Doutora Cristina Sá Carvalho e dos colegas foram importantes e foi uma ajuda no meu crescimento pessoal como professor estagiário de EMRC. Sou grato a todos eles porque sozinho não seria possível levar a bom porto a missão que me foi atribuída de ser professor e aluno na Escola Básica 2,3 ciclos Pedro D’Orey da Cunha. Destaca-se, nesse trabalho, todo o percurso realizado na escola acima referida, com os alunos do 8º E, onde me foi atribuída a responsabilidade de lecionar as unidades 2: Ecumenismo e 3: A Liberdade.