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- Brasil : potência dominante do Atlântico Sul. Uma análise prospectivaPublication . Serrano, José; Ramos, António Fontes; Coutinho, João PereiraA presente investigação tem como objetivo perceber se o Brasil pode vir a ser a potência dominante do Atlântico Sul até ao final da década de 2040. São estabelecidas fortes bases conceptuais e metodológicas logo no início da investigação e feitos um estudo geral sobre a geopolítica e geoestratégia do Atlântico Sul em, primeiro lugar, e um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre a nação Brasileira, em segundo lugar. Na sequência desse estudo é possível analisar a geopolítica e a geoestratégia do Brasil no espaço do Atlântico Sul, as implicações ao nível da grande estratégia dessa análise e prospetivar estrategicamente três cenários em que é possível que o Brasil se torne, de facto, a potência dominante do Atlântico Sul até ao final da década de 2040.
- Hábitos de vida numa comunidade escolar, do diagnóstico à intervençãoPublication . Magalhães, Ângela Carina Dias; Alves, Paulo Jorge PereiraA integração de Enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários tem demonstrado cada vez mais a importância e relevância do papel do Enfermeiro nesta área tão vasta. As competências do Enfermeiro da Comunidade são fulcrais nomeadamente no Planeamento em Saúde, permitindo uma avaliação mais concisa da sua população, intervindo de uma forma mais precisa, aumentando os ganhos em saúde e prevenindo a doença. Cada vez mais, o investimento em especializações e investigações nesta área são valorizados devido aos seus outcomes após uma boa intervenção. A prestação de cuidados de um Enfermeiro nesta área gira em torno das necessidades avaliadas previamente, tanto para a pessoa individualmente, como para a família e comunidade, objetivando a promoção da saúde e doutrinando a população de conhecimentos necessários para alterar comportamentos de risco e, assim, adotarem hábitos de vida saudáveis. Posto isto, no domínio do apresentado pelo Plano Nacional de Saúde Escolar e tendo por base o eixo de capacitação, irá ser abordada no presente projeto a área dos Hábitos de Vida Saudáveis. O relatório oferece uma análise detalhada e uma reflexão criteriosa acerca do Ensino Clínico Final, uma etapa decisiva que contribuiu significativamente para o crescimento profissional da aluna, permitindo o desenvolvimento e a aquisição de competências especializadas na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. No presente documento é demonstrado um estudo de caso de um projeto desenvolvido cientificamente com uma abordagem mista, isto é, uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo o seu desenho metodológico observacional transversal. Ocorreu uma intervenção numa comunidade selecionada, baseando-se no Planeamento em saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade num Agrupamento de Escolar do Grande Porto, com o objetivo de aumentar o conhecimento da comunidade escolar inerente à temática abordada, intervindo no problema previamente identificado, nas necessidades do mesmo, grupos de risco e recorrendo aos recursos existentes na mesma comunidade. A análise dos dados durante o projeto mostrou melhorias quantificáveis no nível de conhecimento sobre as questões estudadas, o que se traduziu em melhorias concretas na saúde da comunidade escolar. Estas conclusões reforçam que intervenções cuidadosamente planeadas e implementadas podem ter um impacto positivo significativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças, consolidando a importância dos diagnósticos precisos e reforçando que a aplicação de medidas preventivas é fundamental para impulsionar a saúde comunitária e mitigar riscos à saúde. Estes resultados promissores evidenciam um enriquecimento no conhecimento e, potencialmente, uma mudança nos comportamentos de risco. Essas mudanças têm o potencial de gerar benefícios duradouros na saúde dos estudantes. A atuação dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Comunitária e de Saúde Pública mostrou-se decisiva, com uma abordagem focada nas necessidades reais da comunidade, resultando em um impacto positivo imediato pós-intervenção. As conclusões deste estudo não só confirmam a importância crítica destes profissionais nos ambientes de saúde escolar, mas também servem como uma poderosa nota do potencial transformador da enfermagem profissional na construção de comunidades mais saudáveis e resilientes.
- Caracterização dos tatuadores e perceção das complicações de saúde associadas à tatuagemPublication . Neves, Sofia Maria Ferreira Esteves Matos; Alves, Paulo Jorge PereiraIntrodução: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório” do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem -Porto da Universidade Católica Portuguesa. O estágio e o respetivo estudo realizaram-se numa Unidade de Saúde Pública (USP) de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Grande Porto. Desenvolveu-se um estudo acerca da perceção dos tatuadores relativamente às complicações de saúde associadas à tatuagem. A prevalência e a democratização da tatuagem como meio de expressão artística impõem uma reflexão crítica sobre as normas e regulamentações que lhe são aplicáveis em Portugal, especialmente à luz da sua inexistência específica, configurando assim uma potencial ameaça à saúde pública. O incremento notório na procura por serviços de tatuagem exalta a necessidade premente da Saúde Pública assegurar a qualidade e a segurança destes procedimentos, não só para satisfazer as expectativas dos consumidores perante o tatuador, mas primordialmente para mitigar os riscos associados à saúde. Colocando isto, com este estudo conseguiu-se caracterizar a comunidade de tatuadores e saber qual é a perceção dos mesmos no domínio das complicações de saúde no cliente que recorre aos seus serviços, nomeadamente, durante e após a realização da tatuagem. Métodos: O desenho metodológico do presente estudo ancorou-se no Planeamento em Saúde, adotando uma abordagem descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. A seleção amostral compreendeu exclusivamente a dezanove tatuadores que manifestaram consentimento em participar, operando dentro da jurisdição geográfica de atuação da Unidade de Saúde Pública. Resultados: Os resultados revelaram-se com áreas de intervenção sensíveis aos cuidados de enfermagem de saúde pública e comunitária, bem como, áreas de caracter multidisciplinar alvo de atuação da Equipa de Saúde Pública. Discussão e conclusão: Este estudo criou condições para o controlo epidemiológico desta atividade na comunidade identificada, abrindo caminho para o desenvolvimento de projetos de promoção da saúde e/ou de prevenção de complicações associadas.
- Olhar a cultura organizacional e a liderança na escola pública sob o ethos da inovaçãoPublication . Serra, Lídia de Jesus Pecegueiro; Alves, José Matias; Soares, Diana Rafaela LopesInovação é a palavra de ordem da sociedade globalizada do século XXI, onde múltiplas agendas geopolíticas proliferam sob a premissa da procura de soluções para os desafios sociais, ambientais e económicos mais prementes. Desde que na década de 90 do século XX se concedeu à inovação o carater de força estratégica para o progresso, o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade de vida, cedo foram transpostos desafios para a educação, interpelando a escola a encetar uma transformação no sentido de se tornar mais inclusiva. Contudo, as agendas para a educação focadas na transformação dos processos de escolarização vêm esbarrando na complexidade do próprio sistema e no seu modus operandi marcado pelo presentismo, conservadorismo e individualismo. É nesta conjetura de necessidade de transformação profunda da escola que se desenhou o estudo que consubstancia esta tese de doutoramento. Assim, tomando a inovação como elemento central de um triângulo de forças e lógicas intercruzadas que implicam as lideranças e as culturas de escola, a autonomia e os processos de regulação e controlo, as práticas e o capital profissional dos professores, pretende se compreender quais são os impulsos e obstáculos que enredam a inovação nas escolas. Assumindo um plano pluri/multimetodológico, foram combinados métodos qualitativos e quantitativos, num estudo compreensivo envolvendo uma subpopulação de 60 escolas e agrupamentos de escolas portuguesas que foram avaliados no terceiro ciclo de avaliação da Inspeção, no período de 2018 a 2021. O estudo de perceções de diretores, coordenadores de departamento, professores e elementos da equipa de autoavaliação de escola, bem como, de relatórios de avaliação externa e documentos estruturantes de escola, permitiu reunir evidências, sistematizadas em sete artigos, que indiciam a existência de organizações que operam como sistemas debilmente articulados, marcados por ordens espontâneas frágeis e por existências pseudomórficas, onde a inovação assume um carater marginal. As evidências reunidas apontam para um sistema educativo que reverbera numa interdependência frágil, enredado na complexidade de gerar articulação nas realidades intrincadas dos mega-agrupamentos de escolas, com problemas de mobilização coletiva, com culturas de avaliação que servem o propósito da legitimação, com dificuldade em gerar climas de inovação profícuos e de um capital decisional que suporte a transformação da escola. Urge gerar uma outra organização de escola, uma outra liderança, um outro modo de accountability e uma outra identidade profissional docente. Por conseguinte, dilucidamos um caminho de construção de uma escola fundada no funcionamento interdependente ativado por lideranças transformadoras que operem, também de modo interdependente, para gerar envolvimento a partir da (re)construção de significados por forma a alavancar e mobilizar as vontades individuais e coletivas para, assim, gerenciar ‘estados de fluxo’ organizacional favoráveis à mudança. Neste alinhamento da construção de significados que alimentem uma cultura profissional de liberdade, de compromisso e de responsabilidade, enuncia-se um referencial analítico enquadrador da iniciativa de capital de inovação para a educação que tem como desiderato fomentar a construção de uma outra escola.